sábado, 12 de dezembro de 2009

Presidente 2010: pesquisas e tendências

Gráfico das 5 últimas pesquisas nacionais - Presidência 2010

Considerando o cenário de que José Serra, Dilma Rousseff, Ciro Gomes e Marina Silva sejam candidatos a presidente em 2010, e que há pequenas particularidades nas metodologias dos institutos, o Observatório compilou dados das mais recentes pesquisas nacionais de intenção de votos a presidente para 2010.

O que deu para analisar nesse cenário:

1) Serra continua muito forte, variando entre 31,8 e 38%, com perspectivas de crescimento. Tem a seu favor a grande visibilidade que o governo do maior estado brasileiro lhe dá e ter um alto nível de conhecimento de seu nome pela população e baixa rejeição.

2) Dilma, após crescimento, com números entre 17 e 21,7%, mostra tendência de estagnação ou queda, mesmo tendo grande visibilidade no governo Lula. Sua alta rejeição e baixo conhecimento de seu nome (porém crescente) não impulsionam seus números.

3) Ciro oscila entre 13 e 18%, mostrando tendência de estagnação.

4) Marina oscila entre 3 e 6%, também parada.

5) É de quase 25% o número de eleitores que não votariam em ninguém ou estão indecisos.

Obs: o nome de Heloísa Helena não foi incluído nas últimas pesquisas, pois ela tem informado que concorrerá ao senado.

Em breve, traremos mais dados compilados, com outros cenários e a avaliação de Aécio.

Um comentário:

cardi Marinho disse...

realmente a tendência é que a candidata do LULA cresça ou desapareça!
Temos a grata satisfação de acompanhar a trajetória formidável e histórica de Dilma. Não podemos esquecer que neste exato momento teremos o rumo do BRASIL e do povo BRASILEIRO nas mãos de uma mulher, mãe , guerreira e intuitiva combatente pelos direitos e causas dos menos favorecidos! Vamos Dilma, Vamos Lula!!

Cardi Marinho
Jornalista - MTB/AP 008/98