segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Datafolha: Plano de Lula favorece a ministra, diz especialista

A estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de associar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, às suas realizações de governo tem rendido dividendos eleitorais à pré-candidata petista à sucessão no Palácio do Planalto, que subiu nas pesquisas de intenções de votos. É o que apontam cientistas políticos entrevistados ontem. De acordo com eles, a última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado, sinaliza que a ministra, atualmente oscilando entre 19% e 23% das intenções de voto, pode chegar ao patamar dos 30% até junho do ano que vem.


O cientista político Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente, creditou à "superexposição da ministra" o seu crescimento nas pesquisas eleitorais. Desde setembro deste ano, o PT está mobilizando um aparato para alavancar a pré-candidatura de Dilma."A Dilma é candidatíssima desde o início do ano. Não perde um evento com o Lula e é estrela das inserções televisivas do PT", afirmou.


O mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor do Movimento Voto Consciente, Sérgio Praça, observou que o salto de Dilma nas últimas pesquisas de intenções de voto se deve aos dividendos eleitorais colhidos no último programa partidário do PT, exibido no dia 10. "A Dilma tem potencial para crescer ainda mais nas pesquisas, e não por capacidade dela, mas por transferência de popularidade de Lula."


Os especialistas também comentaram o desempenho de José Serra (PSDB) nas pesquisas. O pré-candidato que vem oscilando entre 37% e 39% das intenções de voto. Para Sérgio Praça, a performance morna de Serra deve-se ao fato de o governador não ter admitido a pré-candidatura.


Fonte: Estadão

Nenhum comentário: