segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009


O Observatório Eleitoral fez uma breve restrospectiva para relembrarmos de alguns acontecimentos de 2009 que, provavelmente, terão reflexo nas eleições de 2010:

Vai e vem

Duciomar Costa (PTB-Belém) e Maria do Carmo (PT-Santarém) quase perderam o mandato em 2009. A prefeita de Santarém teve seu mandato cassado por ser funcionária do Ministério Público e não pôde empossar no cargo após se reeleger nas eleições de 2008, isso deixou a maior cidade do Oeste do Pará cerca de seis meses sendo administrada pelo chefe da Câmara do Município, o vereador José Maria Tapajós (PMDB). No dia 4 de junho, o STF votou por 6 votos a 4 pela recondução de Maria do Carmo ao cargo de prefeita de Santarém. Maria voltou mais forte ao cargo, com o apoio da maioria da população que avaliou que a prefeita estava sendo injustiçada.

Belém teve uma “cassação-recondução” mais rápida. No dia 4 de dezembro, os belenenses começaram o final de semana com a informação de que o prefeito Duciomar Costa seria cassado através de uma decisão do TRE-PA devido a uma ação do candidato rival nas eleições de 2008, José Priante (PMDB), por causa de placas de obras que não foram cumpridas. Já na segunda-feira(07/12) pela manhã, Priante encenou uma posse na Câmara com meia dúzia de vereadores peemedebistas, mas horas depois a prefeitura informava sobre uma liminar concedida em favor de Duciomar, que permaneceria no cargo até que o processo estivesse transitado em julgado. O embróglio revela um PMDB ávido pelo poder da capital, que lhe daria mais força para pensar em 2010 e um Duciomar enroscado em mais uma dificuldade, que lhe tem sido peculiar, num segundo mandato de altíssima rejeição popular.

PSDB dividido

Não foi apenas nacionalmente que os tucanos brigaram para se decidir sobre qual candidato levar para o pleito de 2010. Por estas bandas mais tropicais do país, muitos se bicaram e o presidente de honra do partido, o ex-governador Almir Gabriel, acabou abandonando em meados de dezembro a legenda que ajudou a criar há 21 anos. A escolha do partido foi pelo também ex-governador Simão Jatene e só o tempo dirá se foi a melhor opção ou não, mas era público que a insistência de Almir em disputar mais um pleito já estava se tornando inconveniente para o PSDB local. Almir foi senador, governador do Estado por duas vezes e chegou a ser candidato à vice-presidente na chapa liderada pelo lendário Mário Covas, nas eleições de 1989. Essa experiência pode fazer falta em 2010. No final dessa novela, Jatene terá a dura missão de tentar colar os cacos que se quebraram no partido e torcer para que Almir não "apronte" nenhuma ação que enfraqueça sua candidatura.

Governo, FSM e Copa

O governo Ana Júlia começou o ano com bons ares, com a 9ª edição do Fórum Social Mundial, que colocou a capital do Pará no mapa internacional de políticas sociais por alguns dias. Passada a euforia, nada de concreto foi decidido (como normalmente acontece em eventos como esse, o exemplo mais recente foi o COP-15, na Dinamarca, que contou com a presença de vários líderes mundiais para diminuir a emissão de gases o planeta), mas ao menos os investimentos em infra-estrutura ficaram para a cidade (nova perimetral) e para UFPA. Após isso, perdemos a escolha da sede amazônica da Copa do Mundo de futebol de 2014 para Manaus e vimos a segurança manter-se como uma das principais reclamações da população (liderada pela saúde), mesmo com o reforço de efetivo policial através de novos concursos públicos realizados pelo Governo, e ainda teve a crise financeira mundial que afetou os cofres do Estado e gerou algumas demissões e cortes no orçamento público do Pará. Mesmo com uma oposição dividida e cambaleante, a atual governadora precisará mostrar mais para poder se reeleger em 2010.

PT e PMDB: Casamento em crise

Nacionalmente e regionalmente, peemedebistas e petistas não acertaram os ponteiros para o próximo pleito, seja para presidência ou governo do Estado. Aqui ainda existe a sombra de Jáder Barbalho (PMDB) para disputar as eleições, e lá a declaração de Lula sobre uma lista tríplice para o cargo de vice não agradou à cúpula do partido, e muito menos Michel Temmer, presidente da Câmara, que é (ou era) o nome mais cotado para acompanhar Dilma Rousseff(PT) nas próximas eleições. Uma das grandes perguntas no Pará é: Jáder virá candidato ao governo do Estado? E se perder a eleição, irá se arriscar a ficar sem cargo e perder a imunidade parlamentar? Não é mais prudente candidatar-se ao senado? Se não vier Jader, virá um outro candidato? Priante? Helder Barbalho? Priante parece o mais provável. Se não tiverem candidato próprio os peemedebistas apoiarão o PT na reeleição? Muitas conversas do PMDB com o DEM ocorreram. Outras com o PSDB. Realmente o que ocorrerá nesse casamento é uma incógnita.

Crises, cassações, dinheiro na meia, panetone adiantado, posses relâmpagos sem diplomação...Esses foram alguns dos principais momentos políticos no Pará que nós do OE encontramos. Tem algum assunto de 2009 que você acha que merece atenção leitor? Dê sua opinião!

Boas festas e façam seus pedidos para 2010, pois os de algumas pessoas citadas nesse blog em 2009 nós já sabemos muito bem quais são. Até janeiro!

Nenhum comentário: