quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Meio ambiente: Pará utilizará tecnologia americana

Governadora Ana Julia Carepa participa da reunião: Forca Tarefa dos Governadores sobre Clima e Floresta. Participaram os governadores da Amazônia e o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger. O evento aconteceu durante a COP-15. Foto: David Alves/AgPA

Em encontro reservado entre a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, ficou acertado que o governo do Pará vai se utilizar de tecnologias já desenvolvidas pelo estado americano nos últimos oito anos, na área ambiental. A governadora convidou Schwarzenegger para visitar o Pará em agosto de 2010 e o convite foi aceito de pronto.

O encontro foi realizado durante recepção oferecida ao governador californiano na embaixada dos Estados Unidos na Dinamarca na noite de segunda-feira, 14. A governadora estava acompanhada do secretário de Meio Ambiente, Aníbal Picanço. A Califórnia se destaca por sua economia verde e lidera o debate em torno da questão ambiental. Schwarzenegger tem conseguido inclusive influenciar o governo de Barack Obama nesse tema.

Na segunda-feira, a governadora participou ainda do Fórum de Governadores da Amazônia, que reuniu um público formado por organizações não-governamentais, investidores e observadores internacionais. Além de Ana Júlia, participaram do Fórum dos Governadores Binho Marques (Acre), Waldez Góes (Amapá), Eduardo Braga (Amazonas), Blairo Maggi (MT e Carlos Gaguinho (Tocantins).

Em sua apresentação, a governadora demonstrou que a economia florestal é a saída para compatibilizar a reserva legal já alterada. Ela destacou os esforços do governo na estruturação de uma economia com regras ambientais claras e o uso da terra condizente com a premissa de sustentabilidade.

Leia mais no Portal Diário do Pará

Nenhum comentário: