quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Santarém: eleição se aprende na escola

Os vereadores Carlos Jaime (PT), Maurício Corrêa (PMDB) e Marcela Tolentino (PDT) deviam dar uma passadinha hoje na escola estadual Frei Ambrósio, em Santarém, para presenciar a festa democrática que lá se realiza desde as 8 horas.

Alunos, professores, pais de alunos e servidores da escola estão indo às urnas. Escolhem quem irá dirigi-la nos próximos dois anos – 2010-2011.
É a 1ª eleição direta para esses cargos em 109 anos de existência do colégio.

Os três vereadores citados acima, segundo o presidente do Sinprosan (que congrega os trabalhadores da rede municipal de ensino de Santarém), Iracildo Pereira, são os obstáculos na Câmara à aprovação de um projeto que estabelece eleições diretas para diretores nas escolas municipais.

Indo ao Frei Ambrósio até às 20h, quando encerra a votação, Carlos, Maurício e Marcela irão assistir a um embate exemplar, sem traumas e oxigenante entre duas chapas, cada uma com três integrantes (1 diretor e 2 vices), com envolvimento de toda comunidade escolar.O blog presenciou até mãe de aluno na fila de votação.

Na disputa estão, de um lado, a chapa 1 (Gestão, compromisso social), encabeçada pelo matemático Carlos Guimarães, 48 anos, que tem como vices Neucivaldo Moreira (letras) e Esméria Santos (filosofia), e de outro, a chapa 2 (Compromisso e renovação), composta por 3 mulheres – Sílvia Mourão, 40 anos, diretora, letras) e as vices Eurenice Silva (pedagogia) e Milcemere Duarte (letras).

Nada mais pedagógico, caro vereadores. Nada mais democrático. Vale a pena dá uma passadinha lá. Vocês verão que essa coisa de gestão democrática nas escolas não é nada diferente do processo a que vocês se submeteram para chegar à Câmara Municipal.
Igualzinho. Diria, até mais limpo.

Nenhum comentário: