quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Governadora destaca investimentos no Pará

Governadora na inaugiração da mina de bauxita em Juruti / Foto: David Alves/Ag.Pará

A governadora Ana Júlia Carepa voltou a defender a construção da hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, ao dizer que 20% da energia da usina ficará no estado e, com isso, o Pará terá condições de gerar mais emprego e renda. O discurso em que ela falou também sobre investimentos econômicos e sociais foi feito durante a cerimônia de entrega do Prêmio Estadual de Qualidade 2009, nesta terça-feira (8), em Belém.

Segundo Ana Júlia, a energia de Belo Monte vai possibilitar, por exemplo, que a bauxita explorada no município de Juruti, seja beneficiada no próprio estado. Hoje o minério é levado para o Maranhão. "Isso é mudança, isso é transformação", disse a governadora, que destacou ainda os investimentos da mineradora Vale no Pará, que vai construir uma siderúrgica em Marabá.

"Já fechamos acordo com a Vale para que as pessoas que vão ser cadastradas para os cursos de capacitação morem, no mínimo, há 2 anos no estado. Com isso, queremos garantir emprego para a população paraense", disse Ana Júlia. A governadora também destacou a importância dos 60 infocentros instalados em municípios do Pará. Em Santarém, por exemplo, toda cidade terá sinal gratuito para internet.

Na área de recursos humanos, Ana Júlia Carepa disse que no governo dela mais de 29 mil servidores, que passaram em concursos públicos, já foram nomeados. "Até 2007 apenas 10 mil servidores recebiam auxilio-alimentação. Hoje todos os mais de 90 mil funcionários públicos tem esse direito garantido", disse. Ela também lembrou que antes de 2007, os servidores públicos acumulavam perdas salariais de até 75%. "Nós mudamos essa realidade. Concedemos reajuste aos servidores e hoje não existe perda salarial", concluiu.

Leia mais na Agência Pará

Nenhum comentário: