domingo, 6 de dezembro de 2009

Na Bolívia, Evo Morales deve ser reeleito no primeiro turno

















Do Uol Notícias / Foto: EFE

O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi reeleito em primeiro turno com mais de 60% dos votos, contra cerca de 24% do segundo colocado, Manfred Reyes Villa, segundo levantamentos de boca-de-urna divulgados no início da noite deste domingo.

A consultoria Ipsos divulgou que Morales teria conseguido 63,2% dos votos, contra 24% de Reyes Villa e 7% do empresário Samuel Doria Medina. Esses números seguem as tendências registradas pelas pesquisas de intenção de voto realizadas antes da eleição deste final de semana.
O levantamento das empresas Mori e Captura Consult trazem resultados semelhantes: entre 62% e 61% para Morales; 23% e 25% para Reyes Villa; 9% e 10% para Doria. Os resultados oficiais só serão conhecidos na próxima semana.

Segundo a Constituição boliviana, um candidato é eleito quando alcança mais de 50% dos votos, ou mais de 40%, com pelo menos 10 pontos percentuais acima do segundo colocado, condições que Morales terá cumprido com ampla margem, se os números preliminares se confirmarem.

Esse resultado significa uma importante aprovação para a gestão de Morales, o primeiro presidente indígena da Bolívia, no poder desde janeiro de 2006. Com o resultado de hoje, ele deve permanecer no poder até 2015.

Além de votarem para presidente, os bolivianos também se manifestaram nas urnas sobre a composição da Assembleia Plurinacional Legislativa, que vai ser formada por 130 deputados e 36 senadores e que substituirá o antigo Congresso. Se por um lado dava por certa sua vitória, agora Morales espera que seu partido, o Movimento ao Socialismo, consiga 2/3 das cadeiras na composição desse parlamento.

Cerca de cinco milhões de bolivianos estavam habilitados para votar esse final de semana.

Segundo observadores internacionais da Organização dos Estados Americanos e da União Europeia, o pleito aconteceu em "tranquilidade".

Nenhum comentário: