quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Roraima pode ter quarto governador em cinco anos

Atual governador será julgado nesta quarta pelo TSE.Roraima já teve três governadores desde 2004.

Deu no portal G1 / Jornal Nacional

O estado de Roraima pode ter o quarto governador em cinco anos. O atual chefe do executivo estadual, José Anchieta (PSDB), vai ser julgado nesta quarta-feira (16) pelo Tribunal Superior Eleitoral por compra de votos e abuso de poder político nas eleições de 2006, o que pode resultar na cassação do mandato dele.

O estado enfrenta um troca-troca de governadores desde 2004, quando o então governador, Flomarion Portela (PT), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. O segundo colocado nas eleições, Ottomar Pinto (PSDB) assumiu o cargo, mas morreu de enfarte em 2007, deixando o cargo para o vice, José de Anchieta. Se o TSE cassar o mandato de Anchieta no julgamento desta quarta, Roraima terá o seu quarto governador em cinco anos e o terceiro a não cumprir o mandato até o fim.

O impasse político afeta a vida dos moradores de Roraima. Nas secretarias de estado, o combustível dos carros oficiais foi racionado e o telefone foi cortado em algumas repartições públicas. Os professores da rede estadual chegaram a entrar em greve por causa dos salários atrasados e só receberam uma parte do pagamento de novembro. Até a polícia fez uma paralisação de mais de um mês.

“Gostaria que tivesse uma definição logo desse problema que está instalado no estado, porque o estado só sofre com essa mudanças”, diz um morador. “Praticamente todo ano trocar de governo? Fica meio difícil para a gente”, conta outro.

As mudanças paralisaram os investimentos em Roraima. “É ruim para quem está no Executivo porque fica todo o tempo trabalhando sem saber se vai poder dar conta de suas ações, e a sociedade de Roraima está toda a espera de que seja decidido de uma vez por todas: ou sai, ou permanece”, disse o deputado estadual Ionilson Sampaio (PMDB).

O governador José Anchieta nega as acusações e vai acompanhar o julgamento desta quarta-feira em Brasília.

Nenhum comentário: