sábado, 12 de dezembro de 2009

É Jatene: parece que agora é verdade

Foto: Thiago Araújo / Diário do Pará
A manchete do Diário do Pará estampa "Tucanos se acertam e Jatene vai tentar o governo em 2010", tendo abaixo uma foto do senador Mário Couto e do próprio Jatene, muito sorridentes, comemorando o consenso e, parece, encerrando a novela que já durava meses pela escolha do candidato do PSDB ao governo do Pará em 2010.

Muitas idas e vindas, cobertas pelos jornais do estado, mostraram uma crise de liderança no partido, que gerou o a indefinição tanto do candidato às eleições estaduais, quanto na sucessão do presidente estadual.

O nome de Jatene vinha sendo anunciado há algum tempo como virtual candidato dos tucanos. Em contraponto e com críticas à Jatene, Mário Couto se lançou pré-candidato, fez muito barulho, disse que iria às prévias se fosse preciso e que não abriria mão de sua candidatura. Mas, seus baixos números nas pesquisas de intenção de voto, próximos a 8%, não lhe permitiram falar mais alto.

Depois foi anunciado o apoio de Mário ao ex-governador Almir Gabriel, que após a derrota nas eleições de 2006, tornou-se inimigo de Jatene, acusando-o de não tê-lo apoiado. Almir já estava, digamos, aposentado e morando no interior de SP. Mas, voltou, foi à mídia e anunciou sua pré-candidatura, com apoio de parte da bancada federal e do presidente estadual do partido Flexa Ribeiro. Seus números nas pesquisas eram muito parecidos com os de Jatene. Também fez muito barulho. Não conseguiu apoio maciço da bancada estadual. Demonstrava sempre um sentimento revanchista. Foi à cúpula nacional pedir apoio, mas parece que não teve a força necessária.

Depois de uma reunião em Brasília, com Sérgio Guerra e outros senadores e líderes tucanos, com o objetivo de reunir Jatene e Almir sob o mesmo teto, para Almir foi oferecida a vaga de candidato ao senado. Dizem que "saiu atirando" e "cuspindo fogo". Não queria ser "vereador de luxo", disse Almir. Depois disso, sumiu do noticiário.

Pequenas notas em colunas de jornais de circulação nacional e alguns deputados estaduais garantiam que Jatene era o candidato escolhido. Mas, nada confirmado de fato pelo partido, nem no Pará, nem pela coordenação nacional.

Mas, a foto com os dois, Jatene e Mário Couto, abraçados e sorridentes, pode ser realmente uma prova clara de que os tucanos chegaram a um entendimento. Talvez nem tanto um entendimento, mais uma decisão que terá que ser engolida por Almir, Mário Couto e seus seguidores.

Confirmando-se a decisão, a questão é saber com que força virá Jatene para 2010. Dentro do partido tem muitos cacos para serem colados. Se conseguirão curar as feridas abertas, só o tempo irá mostrar.

É a primeira eleição estadual, nos últimos 16 anos, que os tucanos estão nessa situação. Sem governo federal, nem estadual, nem municipal. Perderam bastante força em todos os poderes. Seus aliados tradicionais, como o DEM, está flertando no Pará com o PMDB e até com o PT. Os outros partidos menores, ou estão aliados ao governo Ana Júlia, ou estão querendo tornar-se a "terceira via" para 2010. Não será fácil a tarefa dos tucanos de refazerem suas alianças e voltarem ao poder no estado.

Vamos continuar observando o que virá pela frente.

4 comentários:

Anônimo disse...

deixa o Almir gabriel, saber disso !!
tenho certeza que ele não mudar seu posicionamento!!

Anônimo disse...

ATÉ Q. ENFIM JATENE SERÁ CANDIDATO E O ALMIR SAIU DO PSDB POR NÃO CONCORDAR C/JATENE!
*ESPERO Q. JADER SEJA CANDIDATO AO GOVERNO,MAS,VAI QUERER APOIAR O JATENE!*JADER SÓ TRIA SER CANDIDATO CASO ALMIR FOSSE SEU O ADVERSÁRIO,AGORA É JATENE E A CONVERSA MUDA!14/12 MARCOS DE CASTANHAL

Unknown disse...

O ex governador ALMIR GABRIEL, foi um dos melhores governador que o pará ja teve, se não o melhor, eu e toda minha familia estamas com ele, para nos não tem essa de que ele está velho, pos um ano de seu trabalho, equivale a dois mandato desses atuais politicos que estão no poder, estamos te esperando ALMIR GABRIEL.

Gérson
Ananindeua-Pá

Vanderi Oliveira disse...

Indiscutivelmente o Almir Gabriel foi o melhor governador que o Pará ja teve!! O Pará está completando três anos de atraso, corrupção, escândalos e descontentamentos. Mas é bom o povo aprender quebrando a cara, queriam mudança e mudaram para pior. Eu e todos da minha família somos Almir... Conte conosco que contamos com vc.