quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Reuniões do PT discutem palanques estaduais para 2010

Mesmo sabendo que será apenas no início de 2010 que os cenários estaduais estarão mais claros, o PT está reunido em Brasília, desde ontem (10), com seu presidente Ricardo Berzoini, para discutir os problemas das alianças estaduais para 2010, que definirão quem estará nos palanques de Dilma.

O Pará, juntamente com Rio de Janeiro, Minas, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, são as "bolas da vez". Parece que São Paulo e Santa Catarina já são considerados quase perdidos.

Em todos esses estados ocorre que PT e PMDB têm pré-candidatos fortes, que não querem abrir mão de concorrer aos governos estaduais, ou ainda que o PMDB já definiu apoio ao PSDB e à José Serra, enfraquecendo a campanha e os palanques da presidenciável Dilma Rousseff.

Em São Paulo o PT avalia o apoio à candidatura de Ciro Gomes (PSB), como deseja o presidente Lula. Mas a pergunta é: e Ciro quer ser governador ou seu objetivo é Brasília? A candidatura de Ciro em SP daria mais equilíbrio à disputa estadual, e poderia dar mais força à Dilma num estado onde o PSDB tem dominado nas últimas eleições estaduais.

No Pará, Ana Júlia confirma que é candidata à reeleição, enquanto Jader Barbalho (PMDB) dá sinais claros de interesse em voltar a governar o Estado, porém aguardando definições nacionais e evitando de confirmar sua candidatura e colocar seu nome prematuramente às críticas dos adversários e da imprensa.

Então, que cheque logo 2010 para que os novos capítulos dessas histórias se revelem.

Vamos continuar observando.

Nenhum comentário: