sábado, 14 de novembro de 2009

"Aécio é mais amplo politicamente que Serra", diz presidente do PSDB

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou em entrevista exclusiva ao colunista do UOL Notícias e da Folha de S. Paulo Fernando Rodrigues que Aécio Neves, governador de Minas Gerais, conseguiria mais facilmente apoio de líderes políticos para ser candidato à Presidência da República em 2010 do que José Serra, governador de São Paulo. Segundo o dirigente tucano, a chance de o partido ter uma chapa "puro-sangue" na disputa presidencial, de 0 a 10, é só três. Guerra disse também que o DEM terá a vice na chapa.

"Aécio tem a maior aprovação que um governador tem no país inteiro. Ele é mais amplo politicamente que o governador José Serra", disse o senador.Guerra fez uma avaliação sobre a escolha do candidato tucano à Presidência nas eleições de 2010.

Sobre o governador paulista, disse que "Serra tem a vantagem de ser mais conhecido e essa não é uma vantagem pequena. Tem a vantagem de ter a preferência de votos de uma grande parcela do eleitorado e faz um governo excelente em São Paulo, que é um grande colégio eleitoral". Ainda assim, disse Guerra, o mineiro Aécio teria mais facilidade para ampliar as alianças do PSDB no processo eleitoral.

A direção do PSDB espera que os dois pré-candidatos entrem em um acordo e não haja a necessidade de uma eleição interna (chamada de "prévias") para a escolha.Mesmo sem a certeza das prévias, o partido está fazendo um recadastramento do endereço dos filiados no seu site. Se houver a votação, o processo só ocorrerá no começo do próximo do ano.

Vice deve ser do DEM

Guerra acha improvável uma chapa pura do PSDB. Segundo ele, é pequena a chance de Aécio ou Serra serem candidatos à vice-presidência."O sonho de todo tucano seria uma chapa que reunisse os dois. A chapa teria uma posição geográfica poderosa. Mas é uma aposta que eu não faço", disse Guerra.

A vaga de vice deve ficar com o DEM se não for possível formar a chapa pura. "Eles (DEM) teriam grande chance de compor nossa chapa com o candidato à vice", afirmou. Entre os possíveis vices, estão os deputados José Carlos Aleluia (BA) e Ronaldo Caiado (GO), a senadora Kátia Abreu (TO), o senador José Agripino (RN), o ex-prefeito do Rio Cesar Maia e o atual governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Ciro Gomes em São Paulo

Guerra diz não acreditar que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) possa ser eleito governador de São Paulo.

Ciro mudou seu domicílio eleitoral para São Paulo, deixando em aberto uma possível candidatura ao governo do Estado com o apoio do PT. "Não acredito que São Paulo vai eleger alguém que vai lá por encomenda", disse o senador.

A outra possibilidade de Ciro é se lançar à Presidência da República, hipótese na qual Guerra diz não acreditar. "Eu nunca acreditei que o Ciro é candidato à Presidência. Quanto mais ele cresce em pesquisas, mais eu tenho certeza que ele não é candidato, porque o PT não vai entregar isso para o PSB."

Aécio e Serra não devem fazer oposição forte a Lula

Sérgio Guerra acha que Aécio e Serra não devem fazer oposição forte ao governo federal. "Nós somos um partido que governa metade do PIB do Brasil (SP e MG). É impensável que esses dois governadores assumam uma política de combate direto ao presidente da República e seu governo", disse Guerra.

Segundo o presidente tucano, a oposição é feita pelos congressistas, mas sua voz é muitas vezes abafada pela do presidente da República. "O presidente fala todo dia e toda hora e combate a oposição. A palavra dos parlamentares tem uma repercussão muito menor do que a do presidente da República. É uma disputa desigual," disse Guerra.

Lei mais e assista ao vídeo da entrevista no Uol

Um comentário:

Albino disse...

Fora a briga nordestina- Guerra e Ciro- a chapa deveria ser Aécio e Ciro. Se assim for, Aécio não só ganhará um forte aliado no nordeste, mas também poderá fazer no Brasil o que vem fazendo muito bem em Minas.Aécio governa e seu vice toca os projetos do governo.
Por provocar um “racha” na a base do governo Lula, chapa Aécio e Ciro, é a única capaz de ganhar no primeiro turno.