segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PT e PSDB, no Pará, enfim juntos...


... juntos em preocupação com seus aliados, ou possíveis aliados. Estão de olho na aproximação que alguns blogs paraenses vêm anunciando, entre o PMDB e o DEM. Dizem que muitas conversas e reuniões já existiram entre alguns de seus líderes. E que outras estão por vir. Jader e Vic. Valéria e Simone. Será? Pode fazer sentido, sim.

O PSDB não se define no Pará. Nem quem será o presidente estadual, nem quem será seu candidato ao governo do Estado: Jatene, Mário Couto, Almir? Alguém mais se habilita? Enquanto isso, seu constante parceiro, o DEM, cobra uma posição e não recebe resposta. Está se sentindo meio "livre e solto" para experimentar novas relações. Valéria Pires Franco, seu nome mais forte, teve uma campanha decadente nas eleições de 2008 à prefeitura de Belém, quando despencou, saindo de uma eventual liderança em agosto, dois meses antes da eleição, para um decepcionante quarto lugar ao final do primeiro turno, com apenas 13,34% dos votos válidos. Mas, parece que Valéria tem demonstrado força nas pesquisas recentes para 2010, principalmente quando testada ao senado federal. Também tem atributos físicos que lhe favorecem. E essa força tem valor no mercado eleitoral. O PMDB sabe disso! Os outros partidos também.

O PT continua aguardando um posicionamento mais claro do PMDB, quanto ao apoio à reeleição da governadora Ana Júlia. O PMDB está seguindo uma estratégia de "aguardar para ver o que vai dar" e vai ganhando tempo. Tem pesquisas que mostram Jader com força eleitoral quando testado ao governo do Estado, e também ao senado. Aguarda uma posição mais clara do partido em relação ao apoio pré-fechado nacionalmente com o PT. Vê um movimento diferente de Quércia em SP, apoiando o PSDB/DEM. Enquanto isso, vai vendo outras opções, outros caminhos possíveis.

Alguém duvida que é posível uma aliança entre PMDB e DEM no Pará?

Leia um pouco mais o que o Blog do Bacana vem dizendo: aqui e aqui.

O Blog do Vic também fala: aqui e aqui.

Aqui, nós vamos continuar observando.

Nenhum comentário: