segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Qual é a saída política de Dudu?

Do Quinta Emenda (Marise Morbach)
Interrompo o fim de semana para perguntar aos marketeiros (me incluindo), aos cientistas políticos (me incluindo), aos leitores do Quinta, aos cidadãos (me incluindo), qual o futuro de Duciomar Costa na política paraense, depois de oitos anos de péssimo desempenho?
A minha opinião é que ele sairá para o Senado. Explico:
1. Se ele não tentar o Senado, qual o futuro que o espera? Não terá a máquina da Prefeitura de Belém para uma campanha desse custo, no futuro!; Não terá o apoio de parte do PSDB e de Jatene!; O que ele terá de apoio em 2011?; Vai sair prá Vereador?
2. Jatene precisa da máquina da prefeitura para sair pro Governo. Porque o Diário do Pará bate dia e noite em Duciomar? Não será para diminuir os ânimos do rapaz?
3. Porque será que O Liberal não está batendo tanto em Jader? Duciomar Costa vai sair para o Senado, está esperando a definição do jogo no PSDB, pois na carona de Simão Jatene poderá percorrer o estado pedindo voto; e Simão Jatene poderá contar com a máquina da prefeitura de Belém. Simples assim!
--------------------------------------
Os comentários desse post do Quinta Emenda lembram também que Duciomar não esquece do foro privilegiado que o senado lhe daria. E ele precisa. O que fará após o final de seu segundo mandato como prefeito? Ficará sem poder e sem foro privilegiado?
O grande risco de Duciomar é:

- Será que ao largar a prefeitura para candidatar-se ao senado terá apoio "real" de Anivaldo?

- A luta pelo senado será muito dura, diante do quadro atual de incertezas. Vai querer concorrer com Jader, Jatene, Valéria, Paulo Rocha, Flexa Ribeiro, José Nery, ...? Até o nome de Almir Gabriel foi citado para o Senado. Se alguns desses nomes se confirmarem ao senado, Dudu não conseguirá se eleger. Com esses nomes, arrisco opinar que Jáder ficaria em primeiro e Jatene em Segundo.

- Pesquisas recentes mostram que de todos esses nomes Duciomar tem a maior rejeição, próximo de 40%. Na região metropolitana chega a 60%.
Dudu está observando o quadro. Só depois decidirá.
Nós também continuamos observando.

Nenhum comentário: