sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PSOL sinaliza futuro acordo com PV

Na foto: Heloisa Helena e Marina Silva, com Edilson Silva (PE)

Alguns blogs e portais comentam:

Nesta quinta-feira, 12/11, a executiva nacional do Psol aprovou a formação de uma comissão para iniciar negociações formais com a senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República pelo PV.

Segundo o presidente do Psol no Rio Grande do Sul, Roberto Robaina, essa decisão "abre a possibilidade de uma aliança que se constitua em um pólo alternativo diante dos dois grandes blocos que disputam o poder - PT e PSDB -, mas que não têm grandes divergências programáticas", disse.

Fonte: Portal Terra

Grupo de Heloisa Helena abre diálogo com Marina

Ainda falta um ano para a eleição de 2010, mas as articulações estão a todo vapor. O que se discute agora é a decisão do PSol a respeito da candidatura própria ou o apoio a Marina Silva no ano que vem.

Heloisa Helena é a preferida de 100% dos membros do PSol, à exceção dela própria, que acredita que o melhor caminho é voltar ao Senado por Alagoas. Seu grupo está construindo uma ponte com a candidata do PV, que tem excelente relacionamento com Heloísa, e defende a abertura de diálogo com os verdes.

Em conversa com o blog, Edilson Silva, que pode sair candidato a Governador (PE) no ano que vem, e está entre os membros da Executiva Nacional disse que “defende não uma coligação já, mas a abertura de um diálogo com a candidatura de Marina para verificar os pontos de contato e se possível definir o apoio em março do ano que vem”.

Fica a dúvida, no caso do apoio do PSol ao PV, como ficaria a candidatura dos verdes em Pernambuco. Todos no PV falam na candidatura de Sergio Xavier, mas a entrada de Edilson Silva pode mudar o quadro.

O certo mesmo é que se o PSol optar por uma candidatura própria sem expressão eleitoral, como Milton Temer ou Plínio de Arruda Sampaio, vai ficar em situação dramática. Corre o risco de ficar como o PSTU, e o partido têm bons quadros, como Heloísa e Chico Alencar, para abrir mão do seu crescimento.

O melhor mesmo é o apoio a Marina, criando alguns bons palanques em alguns estados. Alguns vão falar de Sarney Filho, ou mesmo de alguns remanescentes do PV fisiológico, mas levando o quadro partidário no país, isso é irrelevante. O que importa é a maioria do partido. Se tentarmos buscar as “almas isoladas de cada legenda”, não faltarão os Professores Luizinho e Agripinos da vida.

Nenhum comentário: