quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão - Lula preocupado com reflexo em Dilma


Lula foi dormir às escuras na noite passada. Dispunha de luz elétrica. Mas faltavam-lhe informações sobre as causas do apagão.

Programou para esta quarta (11) uma reunião emergencial. Quer explicações minuciosas sobre as causas do blecaute que afetou cidades de 15 Estados e num pedaço do Distrito Federal.

O presidente foi ao travesseiro munido das mesmas informações esparsas que o ministro Edson Lobão (Minas e Energia) repassara aos repórteres.

Não havia senão a suspeita de que o apagão poderia ter sido provocado por uma tempestade que caíra sobre as linhas de transmissão da usina de Itaipu.

Lula endossou a decisão de priorizar o restabelecimento do fornecimento de energia. Mas cobrou dados conclusivos sobre as causas.

Deseja que os esclarecimentos sejam repassados ao público o quanto antes. Incumbiu Lobão de dar uma entrevista coletiva.

A falta de luz fez acender no governo a imagem de um velho fantasma: o apagão ocorrido em 2001, sob Fernando Henrique Cardoso.

A preocupação de Lula é estabelecer imediatamente uma distinção entre os dois eventos.

Quer deixar claro que, diferentemente do que ocorrera na gestão tucana, o novo apagão não decorre de falhas gerenciais ou de planejamento.

Por trás da pressa esconde-se uma preocupação política. Deseja-se evitar prejuízos à imagem da presidenciável Dilma Rousseff.

Ex-titular da pasta das Minas e Energia, Dilma é responsável pela montagem do esquema de segurança do sistema elétrico brasileiro.

Previa que, em casos como o da noite passada, usinas termelétricas seriam acionadas para evitar a falta de energia. Algo deu errado.

Tomado pelas contas do governo, o apagão afetou cerca de 800 cidades de dez Estados: SP, RJ, MG, ES, GO, PE, PR, MT, MS e parte do DF.

Durante a madrugada, porém, verificou-se que pelo menos outros seis Estados foram infelicitados: SC, RS, BA, RO, AL e AC.

Em meio à escuridão, o presidente da Itaipu, Jorge Samek, trouxe à luz um dado que dá idéia da dimensão do problema. Pela primeira vez em sua história, disse ele, todas as 20 máquinas da hidroelétrica de Itaipu foram desligadas.

Leia mais no Blog do Josias e Souza

Nenhum comentário: