sábado, 28 de novembro de 2009

De novo, Arruda?

Trechos retirados da Wikipedia - leia mais

José Roberto Arruda, 55 anos, iniciou sua carreira de servidor público em Brasília como diretor da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), ainda no fim dos anos setenta. Em meados dos anos 80 estreitou laços com Joaquim Roriz. Com a eleição de Roriz ao doverno do DF, foi chefe de gabinete e depois secretário de obras. Foi um dos responsáveis pela execução das obras do metrô de Brasília, embargadas na justiça por suspeitas de irregularidades.

Em 1994, com o apoio de Roriz, foi candidato a senador pelo PP, tendo logrado êxito na disputa.
Em 95 rompeu com Roriz e ingressou no PSDB. Em 98 foi candidato ao governo do Distrito Federal pela primeira vez, tendo sido derrotado por Roriz e Cristovam Buarque ainda em primeiro turno e ficado em terceiro lugar.

No ano de 2001, ainda exercendo o mandato de senador pelo PSDB e ocupando a liderança do governo no Senado, envolveu-se, juntamente com o então senador Antonio Carlos Magalhães (PFL), na violação do painel eletrônico do Senado Federal, utilizado na votação que cassou o mandato do ex-senador Luís Estêvão.

No início negou a acusação com um incisivo discurso na tribuna no Senado, mas dias depois voltou a mesma tribuna, encurralado, para admitir a culpa e depois para renunciar ao cargo, evitando assim o processo de cassação do seu mandato, que poderia torná-lo inelegível por aproximadamente 9 anos.

Foi afastado do PSDB e ingressou no PFL. Após filiar-se ao PFL, aproximou-se outra vez de Joaquim Roriz.

Pouco mais de um ano e meio após os escândalos, em 2002, foi candidato a deputado federal, tendo sido eleito o deputado federal mais votado do Distrito Federal e o mais votado do país em termos proporcionais.

Em outubro de 2006, Arruda foi eleito em primeiro turno governador do Distrito Federal, com pouco mais de 50% dos votos válidos.

No Governo do Distrito Federal está encampando diversas medidas para diminuir o gasto público e para reestabelecer a legalidade. Nos primeiros dias de governo reduziu as secretarias de 38 para 16; mudou a sede administrativa do governo para Taquatinga; implantou o gabinete de gestão integrada do governo, onde os funcionários do primeiro escalão trabalham na mesma sala, facilitando a trasparência e a comunicação; e demitiu cerca de 16.000 funcionários comissionados do governo, com a perspectiva de contratar a metade no futuro, permitindo dessa forma uma economia de milhões de reais em recursos públicos, os quais estão utilizados para a realizações de obras.


No dia 27 de novembro de 2009 a polícia federal deflagrou a operação Caixa de Pandora com o cumprimento de mandatos de busca e apreensão na residência oficial do governador José Roberto Arruda, em secretarias do governo e em gabinetes de deputados na Câmara Legislativa. Foram apreendidos computadores, mídias, documentos além de US$ 30 mil e 5 mil euros e R$ 700 mil. No mesmo dia, o governador exonerou os envolvidos nas investigações

----------------------------------------

Como estarão escritos na Wikipedia os próximos parágrafos dessa biografia ?

Nenhum comentário: