quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Filho do Brasil, o filme, tira o sono da oposição


Lula, o Filho do Brasil, está causando controvérsias entre situação e oposição. Revistas, articulistas, blogueiros, políticos, pré-candidatos, ..., todo mundo falando do filme.

Capa de Veja desta semana, com a chamada "LULA, O MITO, A FITA E OS FATOS - Pago por empresas privadas com interesses no governo, o filme sobre a vida do presidente é um melodrama que depura a sua biografia, endeusa o político e servirá de propaganda em 2010", o filme do diretor Fábio Barreto que chega as telonas no início do ano que vem, é duramente criticado pela revista, como eleitoreiro e tendencioso, atribuindo a Lula apenas atributos positivos, apresentados como uma novela-dramalhão, sem nenhum apuro estético, que transforma Lula em mito, acima do bem e do mal.

Segundo a matéria, "antes mesmo de ser lançado em rede comercial, o filme está agitando os bastidores da política. Assessores envolvidos na campanha presidencial de Dilma Rousseff, veem na película um poderoso instrumento eleitoral, capaz de fazer diferença na luta pestista para se manter no poder".

Fantasma de Lula

Segundo a revista Carta Capital, também desta semana, com o título acima, "a oposição precisa decidir se acredita ou não no poder de Lula transferir votos. O filme Lula, o Filho do Brasil escancarou o medo da oposição. Dá a impressão de que o leitor vai ao cinema e, de lá, segue direto para a cabine eleitoral, para votar em Dilma. Esse discurso cai no vazio".

Oposição contra "Lula - O filho do Brasil"

O Blog do Noblat diz: O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), enviou um pedido de informação para 24 ministérios de Lula. Quer saber se em algum deles as empresas que patrocinaram o filme 'Lula – O filho do Brasil', têm contratos assinados. Para Caiado, se flagrada a ligação de alguma das empresas com o governo, ficaria ainda mais clara a intenção eleitoral do filme que conta a história da vida de Lula.

O melô do Filho do Brasil

Do blog do Luis Nassif / IG / Último segundo

Por Edmar Melo
Nassif, meu trivial de hoje vai para o filme “Lula, O Filho do Brasil” que estréia no começo de janeiro de 2010, mas já está mexendo com os nervos dos adversários políticos. E vai no verso.

A trajetória de Lula
Estréia em filme em janeiro
Mas Lula como político
Ficou fora do roteiro
O enredo conta a vida
De uma família sofrida
E a saga de um guerreiro
“Os Dois Filhos de Francisco”
Bateu recorde de ingresso
Mas o “Filho do Brasil”
Vai fazer maior sucesso
Vou dele aqui falar
Porém, sem me alongar
Além desses poucos versos
Antes mesmo da estréia
Já tem fanático chorando
Políticos cortando os pulsos
Revista se esperneando
Pré-candidato com medo
Depois que leu no enredo
Lula em São Paulo chegando
Há quem diga que o filme
É de fato um melodrama
A mãe do Lula heroína
Porém, o pai um sacana
Quem assistiu me contou
Que todo mundo chorou
Vendo o Lula ganhar fama
Mesmo antes da estréia
Há quem fale sem razão
Que esse filme foi feito
Só pra ganhar eleição
Se Lula não é candidato
O argumento de fato
É briga da oposição
“Lula, o Filho do Brasil”
Estréia só em janeiro
Mas já tem resenha e critica
Sobre o enredo e roteiro
Tucano já especula
Por que filme só pra Lula?
E quem doou o dinheiro?



Cine Lula

Do blog Na Ilharga

Pesquisas, no Brasil, sempre foram vistas com grande reserva por serem acusadas de mais refletir os desejos de seus proprietários do que as tendências eleitorais apuradas.

No entanto, quando se trata de medir a popularidade de alguém como o presidente Lula, não propriamente um queridinho dos institutos ou da mídia, é provável que os números apresentados representem, de fato, aquilo que é a manifestação da sociedade.

Por isso, soa como uma patetice inominável alguém gastar tinta, papel e tempo para produzir uma matéria jornalística(?) especulando a respeito de uma provável ajuda do filme sobre a vida de Lula na eleição da ministra Dilma Roussef. O filme ainda não estreou para o grande público, e mesmo quando estrear, se ficar entre os campeões de bilheteria, será visto por no máximo 5 ou 6 milhões de pessoas, ou seja, nem 5% do eleitorado.

O que turbina a candidatura de Dilma é a gigantesca popularidade de Lula, medida por todos os institutos de pesquisa, como a feita pelo Instituto Sensus, sob encomenda da Confederação Nacional dos Transportes, que atesta a aceitação do Presidente por 78,9% dos brasileiros; da mesma forma, é importante também o dado da pesquisa em que mais de 50% dos eleitores declaram que pretendem votar no candidato, no caso candidata, de Lula.

Esse é o filme que passa diariamente na cabeça de todos os brasileiros e que reflete o bom ciclo vivido pelo país, cada vez mais próspero e mais justo, e que não depende de ser exibido em salas escuras. Está claro como o dia.

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E você, o que acha?

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