domingo, 29 de novembro de 2009

No Uruguai, Mujica discursa como presidente eleito

O senador e ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica, 74 anos, discursou neste domingo como o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais uruguais segundo projeções. Ele chamou as principais forças da oposição, o Partido Nacional e o Partido Colorado, a trabalharem pela unidade. "Nem vencedores, nem vencidos. Apenas elegemos um governo que não é dono da verdade", disse Mujica, falando a centenas de partidários que celebravam sua vitória diante do Hotel NH Columbia, em Montevidéu. As informações são da Ansa.

Mujica foi designado para suceder Tabaré Vázquez no cargo a partir de 1º de março de 2010. Segundo projeções extra-oficiais divulgadas por consultorias, o triunfo se deu com índices de apoio que variaram entre 50,8% e 51,6%.

Em um discurso conciliador, o presidente virtualmente eleito mais de uma vez se referiu a Luis Lacalle, candidato do Partido Nacional derrotado na votação de hoje. Falando a seus apoiadores, ele também disse para que "não cometam o erro de ofender quem fez uma opção diferente" no processo eleitoral. Mujica agradeceu ao atual presidente, Tabaré Vázquez, que estava ao seu lado no palanque, e fez um apelo em favor da integração e da unidade também no âmbito regional latino-americano.

"Somos todos compatriotas", afirmou. Mujica, que nos anos 60 passou a integrar o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, guerrilha que atuou até o início da década seguinte, saudou ainda os partidos Colorado e Independente.

Além disso, chamou a atenção para a "necessidade de tentar buscar um sentido de unidade" que beneficie o país no futuro e pediu desculpas pelos momentos em que pode ter ofendido seus
adversários, motivado por seu "temperamento de combatente".

Leia mais no Terra OnLine


--------------------------------------



José Alberto Mujica Cordano (75), natural de Montevidéu, é um agricultor e político uruguaio, atualmente senador pela Frente Ampla. É o candidato desse partido para as eleições presidenciais de 2009.

Já foi deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e, em sua juventude, militou em atividades de guerrilha como membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros


É ex-guerrilheiro do grupo Tupamaro, que teve importante papel no combate a ditadura no Uruguai. Ele participou de sequestros e assaltos para financiar a esquerda nacional, e passou 14 anos na prisão, de onde só saiu em 1985.

Nenhum comentário: