domingo, 7 de fevereiro de 2010

Requião viaja para se lançar ao Planalto

Sem maioria no PMDB, governador do PR tenta alavancar candidatura própria
Peemedebistas avessos à aliança com PT acreditam que ideia pode ganhar força se Temer não for escolhido como vice na chapa de Dilma


Com o apoio de apenas sete dos 27 diretórios estaduais do PMDB e menosprezada pela cúpula do partido, a corrente que defende a candidatura própria do PMDB à Presidência, promete continuar viajando pelo país para propagandear o nome do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB).

Requião já foi a Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e diz que a base do partido está empolgada com a proposta. A agenda das próximas semanas - ainda não foi confirmada- deve priorizar Estados do Norte e do Nordeste.

Para a candidatura ganhar fôlego, os entusiastas de Requião apostam na possibilidade de Michel Temer (PMDB) não ser escolhido como vice da candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT), o que inflamaria as hostes peemedebistas e as traria para o seu lado.

Ao lado do governador, estão líderes insatisfeitos com a aliança com o PT, como Pedro Simon (RS) e Luiz Henrique (SC), assim como os peemedebistas interessados em desestabilizar o PMDB governista, como Orestes Quércia (SP) e André Puccinelli (MS).

Os sete diretórios que apoiam a candidatura própria garantem, no máximo, 35% dos votos na convenção do partido, que define seu posicionamento eleitoral em junho.

Mas o senador Simon é otimista. "Eles podem cooptar os deputados, mas na convenção tem muitos delegados do interior que vêm com paixão pela candidatura própria."

Entusiasta da candidatura de Lula em 2002 e 2006, Requião tem criticado o governo. Ele defende uma proposta desenvolvimentista, de valorização do trabalho e sem especulação financeira, que deixe de fazer do Brasil "uma China fornecedora de matéria-prima".

Fonte: Estelita Carazzai / Rodrigo Vizeu - Agência Folha

Nenhum comentário: