terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O que os blogs estão falando?

Leia comentários recentes de alguns dos blogs paraenses mais acessados sobre as mudanças do secretariado no governo do Estado e o relacionamento PT x PMDB. Observe e tire suas conclusões:

Conversando sobre relação ... (Blog Quintaemenda)

Os acontecimentos na política paraense seguem o rumo esperado, sem muitas novidades. A única que considero importante é a entrada do irmão de Maria do Carmo Martins, prefeita de Santarém, na chefia da Casa Civil. Conhecido pelo temperamento vingativo e explosivo, o médico Everaldo Martins é a contrapartida do PMDB e de Paulo Rocha no governo de Ana Júlia Carepa, - e com um 'dedinho' de intervenção do publicitário Chico Cavalcante. Desde que o Diário do Pará começou a anunciar a contraposição da deputada estadual Bernadete ten Caten em cinco colunas do Repórter Diário, o quadro ficou mais claro.
A ação orquestrada acabou por atingir em cheio a DS de Ana Júlia Carepa mostrando o vigor da aliança que levou Maria do Carmo Martins a se reeleger em Santarém. Muitos sapos deverão ser engolidos pela governadora com a finalidade de garantir a reeleição; depois serão outras as 'favas do saco'.
José Dirceu cumpriu o seu papel de interventor e colocou todos prá fazer a lição de casa. Já o jornal O Liberal continua em cima do muro sem saber em qual cavalo apostar. Duciomar Costa parece que não vai honrar seus compromissos com os padrinhos do PSDB: pelo silêncio do Diário ele já faz parte do cortejo que vai tentar levar Ana Júlia Carepa de volta ao altar.

Dia 19 de janeiro (Blog do Bacana)

Ana Júlia convidou Everaldo Martins para ocupar a Casa Civil dia 19 de janeiro. Antes, porém, do bafafá que alguns blogs publicaram.

Everaldo Martins

Everaldo Martins será o Chefe da Casa Civil. E quem é Everaldo ?É o mais poderoso secretário da irmã prefeita Maria, é o cara que arquitetou, montou, construiu e sepultou a dinastia Lira Maia em Santarém.Enfim, é "o cara" da Pérola.Competente, tem a fama de general.E, principalmente, sempre se contentou em não ser estrela.

Tudo em volta está deserto. Tudo certo? (Página Crítica)

Eleições 2010 no Pará: jogo de cartas marcadas?
Escolham, se é correto dizer, entre o retorno dos que nunca se foram e a preservação, ampliada e sem quaisquer disfarces, de um tipo muito característico de estelionato da mudança.
Tudo somado, trata-se de uma não-escolha: rotos vituperando contra mal-lavados.
Será este um destino-manifesto?
Melhor acreditar que nem tudo está perdido.
Perseverar na crença de que o povo é sempre capaz de se colocar de pé, recuperando decoro, dignidade e crença no futuro, continua sendo o melhor antídoto contra o conformismo que embrutece.

Aliança: PMDB é o alvo das mexidas no núcleo do governo (Perereca da Vizinha)

Nem Senado, nem vice, nem Sespa, nem Setran. O que está emperrando a reedição da aliança entre os petistas e peemedebistas paraenses é, de fato, o relacionamento político entre o PMDB e o Governo do Estado.

A versão, que fontes do PMDB vêm repisando na imprensa, foi finalmente confirmada ao blog por um petista graúdo.

E a necessidade de recompor essa relação é, sim, um dos motivos da mexida acertada pelo PT no chamado “núcleo duro” do governo, com a ascensão à chefia da Casa Civil de um integrante da tendência Unidade na Luta – provavelmente, o médico Everaldinho Martins, irmão da prefeita Maria do Carmo e secretário de Planejamento da Prefeitura de Santarém.

A mexida no núcleo de governo foi antecipada na noite do último sábado, com exclusividade, pela Perereca. A notícia está aqui

http://pererecadavizinha.blogspot.com/2010/01/governo-do-estado-mexe-no-nucleo-duro-i.html

Se Everaldinho aceitar o convite que lhe foi feito na manhã de sábado, ele assumirá o cargo quando Cláudio Puty deixar a Casa Civil para concorrer à Câmara dos Deputados, o que está previsto para o mês de abril.

Mas dirigentes petistas cruzam os dedos para isso aconteça o quanto antes, provavelmente já no final deste mês.

“O problema não é só o Puty, mas todos os secretários que são pré-candidatos (Waldir Ganzer, Suely Oliveira e Edilson Moura). Já conversamos com a Ana (a governadora), mas ela ainda não decidiu. Isso era para ter acontecido em dezembro. Agora, a previsão é abril, mas queremos antecipar. Esperamos que isso aconteça até o final de fevereiro, para que a gente ganhe um mês aí”, disse a fonte.

O problema pode nem ser apenas Cláudio Puty, mas o fato é que ele é considerado o homem forte da Democracia Socialista (DS), a tendência da governadora – e a DS acabou trombando com meio mundo, quando abocanhou uma ampla fatia do poder estadual.

Puty dependerá mais dele como para se eleger deputado (Espaço Aberto)

A antecipação – confirmada –, de abril para os próximos dez dias, do afastamento do chefe da Casa Civil, Cláudio Puty (na foto, da Agência Pará, ao lado da governadora Ana Júlia), deve ter reflexos não apenas para o próprio secretário e suas pretensões eleitorais como na composição de forças internas do PT.
Puty, uma vez fora do governo, perderá muita, muitíssima visibilidade, o que será fator dos mais relevantes para sua condição de pré-candidato a deputado federal pela DS (Democracia Socialista).
Se Puty tivesse ainda dois meses cheios – fevereiro e março – para trabalhar sua imagem de candidato, isso poderia contar substancialmente para torná-lo conhecido em segmentos mais amplos, que não apenas os do próprio PT.
Mas é evidente que, de outro lado, o secretário, uma vez fora do governo, terá vantagens.
Uma delas é, exatamente, o fato de não mais ser secretário.
Ele sairá da linha de tiro. É a primeira vantagem.
Com isso, não recairá mais sobre ele o ônus de interferir, para o bem ou para o mal, na articulação política do governo.
Sobre ele não mais recairão as suspeitas de que todos os seus movimentos, todas as suas iniciativas teriam motivações eleitorais, quando em verdade muitas faziam parte apenas das atribuições administrativas legais do secretário.
E ficará Sua Excelência muito mais à vontade para trabalhar sua candidatura junto a alguns segmentos aos quais se dedicou especialmente, enquanto esteve na Casa Civil. A juventude é um deles.
Puty dependerá muito, é claro, do apoio da governadora. E sem dúvidas de que ela deverá apóia-lo sem hesitações.
Mas o secretário dependerá, em verdade, muito mais dele.
A seu favor, Puty terá a experiência administrativa que acumulou nestes três anos de governo, a enorme rede de relacionamentos que formou enquanto secretário, suas qualidades intelectuais e, por último mas não menos importante, o vigor natural de quem, ainda jovem como ele, está motivado a iniciar uma experiência totalmente nova: a de exercer um mandato parlamentar.
Quanto à composição de forças no PT, é preciso considerar, primeiro, que a antecipação da saída de Puty remove um fator de atrito, de desgaste, de confronto entre as tendências, que se sentiam desprestigiadas em relação à DS (Democracia Socialista), que por sua vez era personificada no próprio Puty e, consequentemente, nas movimentações que o secretário eventualmente fazia, com claros propósitos de projetar-se eleitoralmente.
Considere-se, no entanto, que a DS perdeu espaço, mas não todo o espaço que tinha no coração do poder no governo Ana Júlia.
O subchefe da Casa Civil, por exemplo, continua a ser Milton dos Santos Rezende, e ele dificilmente sairá de lá.
Miltinho, como os íntimos o chamam, é o condestável nacional da DS no governo Ana Júlia. Foi enviado pra cá por Joaquim Soriano, o cara da DS nacional. É apontado como intelectualmente preparado, mas com um viés autoritário que não o faz, digamos, tão estimado inclusive por assessores próximos de Ana Júlia que nem têm filiação partidária.
Rearticulado internamente, resta saber agora como é que o PT vai rearticular-se externamente.
Resta saber como conduzirá a política de alianças.
Resta saber que partidos agregará aos nanicos dos nanicos que no momento apoiam Ana Júlia.
Mas isso tudo, vocês sabem, será uma outra história.
Ou outras histórias.
Vamos acompanhar.

Notas Rápidas (Blog da Pofa. Edilza Fontes)

Foram citados três nomes para ocuparem a casa Civil, Everaldo Martins, Marcos Oliveira, que há anos é coordenador da “Unidade na Luta” e recentemente saiu da secretaria de organização do PT e Ivanise Gasparim (Secretária de Estado de Trabalho e Renda), a opção por Everaldo Martins, se deu pela relação próxima do Ministro Padilha, com Maria do Carmo, Prefeita de Santarém e com o próprio Everaldo. Maria do Carmo será a coordenadora de Dilma Rousseff no Pará, o PMDB deverá indicar um nome, e lembro que na campanha de 2006, a coordenação da campanha do Lula no Pará era da prefeita Maria do Carmo e do prefeito Helder Barbalho.

Fui informada que o Secretário André Farias deixará a SEIR, para coordenar a campanha de reeleição de Ana Julia, juntamente com João Batista Presidente do PT.

O Secretário Cláudio Puty, chegou a ser proposto pela DS, para ocupar o cargo de primeiro vice-presidente do PT, no final a presidência e a primeira vice, ficaram com o CNB (construindo um novo Brasil). Chapa que teve 70 % dos votos do estado. A chapa não abriu mão de indicar a presidência e a primeira vice-presidência, a primeira vice-presidente é ocupada por Ivanise Gasparim, que faz parte da Articulação Socialista (AS), grupo liderado no Pará ao deputado Federal Beto Faro e Carlos Bordalo, deputado estadual. A segunda vice-presidência ficou com a DS que acabou indicando o vereador Marquinho, vereador de Belém. Cláudio Puty acabou não ficando na executiva estadual, mas faz parte do Diretório.

Nenhum comentário: