sábado, 20 de fevereiro de 2010

Conheça mais sobre Paulo Octávio

O Observatório Eleitoral buscou algumas informações sobre Paulo Octávio, governador em exercício do DF, e trouxe o que a Wikipedia, o site das Organizações PaulOOctávio e a Revista Época publicam sobre ele que está no olho do furacão da crise de Brasília.

O que diz a Wikipedia?

Paulo Octávio Alves Pereira (Lavras, 13 de fevereiro de 1950) é um empresário e político brasileiro filiado ao Democratas, sendo o atual vice-governador do Distrito Federal. Devido à prisão e consequente afastamento do titular do cargo, José Roberto Arruda, Paulo Octávio foi empossado como governador do Distrito Federal, em caráter interino, no dia 11 de fevereiro de 2010. É casado com Anna Christina Kubitschek Barbará A. Pereira, neta do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, com quem tem dois filhos, Felipe e André.

Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), atua no mercado imobiliário desde 1975, com empresas das Organizações Paulo Octávio.

No governo João Figueiredo, quando era genro do então ministro da Marinha Maximiano da Fonseca, associou-se ao empresário Sérgio Naya para a construção do hotel St. Paul, onde a Marinha adquiriu 40 dos 272 apartamentos.

Carreira política

Foi eleito duas vezes deputado federal 1990 e 1998, senador pelo Distrito Federal em 2002 e vice-governador no primeiro turno das eleições de 2006 na chapa de José Roberto Arruda, também do Democratas. Deixou seu mandato no Senado para Adelmir Santana.

No seu primeiro ano no Senado, foi nomeado vice-líder do então PFL e vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos. Nessa função, fundou a Subcomissão de Turismo. Paulo Octávio se transformou no principal interlocutor entre o Governo do Distrito Federal, de Joaquim Roriz, e o Palácio do Planalto, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da república. Sua atitude conciliadora fez com que a União complementasse verbas do Fundo Constitucional do DF. Lutou também para construir uma ramificação do Gasoduto Bolívia-Brasil para o Centro-Oeste, que até hoje é uma de suas bandeiras.

Sua postura e atuação como senador levaram Paulo Octávio a ser indicado por quatro anos seguidos – de 2003 a 2006 – como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Escândalo de corrupção

No dia 27 de novembro de 2009 teve seu nome seu envolvido na Operação Caixa de Pandora feita pela Polícia Federal, que no inquérito do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) relata gravações feitas com autorização da justiça, sobre a suposta divisão de dinheiro entre membros do primeiro escalão do GDF.

Segundo depoimento prestado ao Ministério Público Federal o ex-secretário secretário do governo do Distrito Federal, Durval Barbosa, afirma que o vice governador do Distrito Federal Paulo Octávio (DEM), dono do patrimônio milionário tambem recebeu propina.

Em novo depoimento a Polícia Federal Segundo Durval Barbosa, vice-Governador Paulo Octávio teria recebido 200 mil diretamente das mãos de Durval Barbosa em uma das suítes do Hotel Kubitischeck Plaza, que pertence ao grupo do vice-governador.

Desvio de dinheiro público

Em meio ao escândalo do mensalão do Dem o grupo empresárial do vice-governador do Distrito, é acusado de provocar um rombo de 27 milhões aos cofres da Caixa Econômica Federal. O Ministério Público entrou, com cinco denuncias na Justiça Federal contra as construtoras do vice-governador. O procurador da República Carlos Herinque Maritins Lima, cobra a devolução do dinheiro a caixa.

Ainda segundo o jornal Estado de São Paulo que teve acesso a novas ações judiciais que complicam ainda mais a vida do vice-governador, citado no inquérito sobre as fraudes do governo do DF. No centro da investigações está o Brasília Shopping, um dos mais luxuosos da cidade, situado na área nobre da capital federal.

O ministério público aponta uma série de irregularidades na construção feita em parceria entre o Grupo Paulo Octávio e o Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa. Essa sociedade dura até hoje já na administração do shopping. o fundo tem 105 mil associados e um patrimônio de 32 bilhões. O procurador lembra que o rombo prejudica interesses das dezenas de milhares pessoas que participam do Funcef. Dos 27 milhões do prejuízo, R$ 14 milhões referem-se apenas uma das cinco denúncias.

Governo do Distrito Federal

No dia 11 de fevereiro de 2010 após a prisão do Governador José Roberto Arruda, Paulo Octávio decidiu que irá assumir a vaga, Segundo a defesa do vice- governador não há nenhuma prova contra ele. Mas a intenção dele assumir o governo pode ser freada: o DEM, partido de Paulo Octávio, determinou, por meio de nota, a saída imediata de todos os seus filiados que ocupam cargos no governo. Além disso, o procurador-geral da República solicitou ao presidente do Supremo Tribunal Federal que aprecie um pedido de intervenção federal no DF. O pedido foi acolhido por Gilmar Mendes para apreciação, e um prazo de cinco dias úteis foi estipulado para que as autoridades distritais se manifestem. Se acolhido, nos termos da Constituição Federal, o STF solicitará ao presidente da república que decrete a intervenção, que deverá ser ainda submetida ao exame do Congresso Nacional.

No dia 12 de fevereiro de 2010, Paulo Octávio pediu afastamento da presidencia do DEM no Distrito Federal e também da executiva nacional do partido.

Paulo Octávio também ja é alvo quatro de pedidos de impeachment na Câmara Legislativa do DF.

Segundo o relatório da Polícia Federal de Paulo Octávio era um dos pricipais beneficiados do esquema que revelado pela Operação Caixa de Pandora as Acusações feitas por Durval Barbosa disse que ele tinha 178 mil frutos de propina guardados o valor seria dividido por várias pessoas que eram ligadas a José Roberto Arruda, sendo que 30% era repassado a Paulo Octávio.

Em um reportagem feita pelo jornal Folha de São Paulo, diz que o que o Governo do Distrito Federal pagou 10,4 milhões para empresas do Governador interino, veicular publicidade oficial Ainda segundo o Folha a as verbas repassadas por agências de publicidade a empresas das Organizações Paulo Octávio, que inclui emissoras de rádio e TV.

A Executiva nacional do DEM quer a dissolução do diretório regional no DF, a medida é o primeiro passo para o desligamento do governador em exercício da legenda.

----------------------------------------------

E o que diz o site das Organizações PaulOOctávio?

A Paulo Octávio Investimentos Imobiliários é a líder de uma holding composta por 20 empresas que integram as Organizações PaulOOctavio. Elas atuam nos setores de construção e aluguel de imóveis, hotelaria, shopping centers, seguros, comunicação e concessionárias de veículos. Conheça as principais:

Divisão de Comunicação

A comunicação da PaulOOctavio se diversificou ao longo dos anos e hoje atua em vários segmentos, como publicidade, marketing, televisão e rádios AM e FM. A cada dia, conquistam a preferência dos moradores do Distrito Federal e do entorno.

Quatro rádios compõem as Organizações PaulOOctavio. A Rádio JK FM (102,7 MHz) foi inaugurada em 2002 e está sempre entre os quatro primeiros lugares das pesquisas. A Rádio MIX FM (88,3 MHz) também surgiu em 2002 e apresenta um conceito inovador, visando atingir o público jovem e formador de opinião. A Rádio Globo AM Brasília (1.160 MHz) faz a melhor cobertura esportiva da cidade. Jornalismo, campeonatos brasileiros e Fórmula 1 integram sua programação. A Rádio Bandeirantes AM (1410 MHz) tem como características o jornalismo e a prestação de serviços 24 horas por dia.

A TV Brasília foi adquirida em julho de 2001. É a emissora mais tradicional do Distrito Federal, pois foi inaugurada no mesmo dia em que o país passou a conviver oficialmente com sua nova capital: 21 de abril de 1960. Atinge todos os domicílios do Distrito Federal e do entorno, além de várias cidades do estado de Goiás. É a emissora regional com mais tempo de programação local em todo o Brasil, com 17 horas por dia, tendo o jornalismo como seu carro-chefe.

Divisão de Construção

Pela sua atuação sólida e idônea no mercado da construção civil, as Organizações PaulOOctavio ampliaram a sua atuação no mercado, passando a atender demandas de terceiros - públicos e privados.

A Principal Construções foi criada em 1991. É a empreiteira do grupo, responsável pela execução de obras do segmento da construção civil, contratadas por terceiros. Atua tanto na iniciativa privada quanto na área pública estadual e federal, por meio de licitações em todo o território nacional. Realiza, também, obras da construção civil pesada, entre elas obras metroviárias, viárias, saneamento e urbanização.

Divisão de Hotéis

A atividade hoteleira da PaulOOctavio representa mais de 13% dos apartamentos disponíveis no Distrito Federal. São seis hotéis com conceitos diferentes e mais de 2.000 apartamentos localizados em pontos privilegiados da cidade.Com a implantação da Rede Plaza Brasília Hotéis, que integra quatro dos hotéis do grupo - Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza, St. Paul Plaza e Brasília Palace, a PaulOOctavio lançou a primeira bandeira hoteleira genuinamente brasiliense, suprindo sob o mesmo padrão de qualidade demanda de hospedagens em quatro categorias: quatro e cinco estrelas, econômica e o hotel histórico.

Brasília Alvorada Hotel
O Brasília Alvorada Hotel é o maior de Brasília. São mais de 800 apartamentos com serviço de alto padrão, que oferecem sofisticação, total segurança e tranqüilidade aos hóspedes. Às margens do Lago Paranoá e vizinho ao Palácio da Alvorada, o complexo oferece a maior área de eventos da cidade, sendo um verdadeiro centro internacional de hospedagem, convenções, lazer e turismo de fácil acesso, pois está a 10 minutos do centro comercial e a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Brasília.

Brasília Palace Hotel
O Brasília Palace é um hotel histórico, pois foi o primeiro da cidade. Foi destruído por um incêndio em 1978 e, recentemente, recuperado pela PaulOOctavio. A restauração contou com minuciosa supervisão do arquiteto Oscar Niemeyer - autor, também, do primeiro projeto - e o hotel ressurge com a mesma classe, categoria e estilo daquela época. Internamente, passou por alterações em razão das exigências atuais do Corpo de Bombeiros, do Código de Edificações e, também, em decorrência da modernização dos serviços hoteleiros. O hotel oferece 156 apartamentos.

Kubitschek Plaza Hotel
Inaugurado em 1990, o Kubitschek Plaza tem como características o conforto, a elegância e o serviço personalizado. Localizado no Setor Hoteleiro Norte, o hotel homenageia o fundador de Brasília e possui excelente estrutura com seus 389 apartamentos, piscina, área de lazer, bares, restaurantes, salões para eventos e auditórios, além de diversas lojas.

Manhattan Plaza Hotel
Inaugurado em 1992, é um hotel moderno, com serviços ágeis, tecnologia e conforto. Situado no Setor Hoteleiro Norte, o Manhattan Plaza prima pelo seu caráter jovem e executivo. Oferece 314 espaçosos apartamentos, além de piscina, sauna, bares, restaurantes e salões para eventos. Reúne o que há de mais versátil em termos de ambientes, equipamentos e serviços para a realização de pequenos e médios eventos.

Saint Paul Hotel
O Saint Paul é um estabelecimento de padrão econômico e oferece 396 apartamentos. Com localização central, no Setor Comercial Sul, está próximo a centros empresariais e a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Brasília.

Studio In Residence
Inaugurado em maio de 2001, o Studio In é um flat com 78 apartamentos, de padrão econômico, localizado no Setor Sudoeste. As unidades são mobiliadas e equipadas com ar condicionado, TV a cabo, microondas e frigobar, além de sala de ginástica. Tudo isso em um ambiente charmoso e aconchegante.

Divisão Imobiliária

Há mais de 30 anos no mercado, a PaulOOctavio é responsável pela administração, manutenção e conservação de mais de 2.000 imóveis na cidade, entre residenciais e comerciais, próprios e de terceiros.

Divisão de Seguros

A PaulOOctavio oferece ao exigente mercado de Brasília o que há de mais moderno em todos os segmentos de seguros, tanto para pessoa física quanto para clientes corporativos.

Divisão de Shoppings

A PaulOOctavio conta com três shopping centers localizados em áreas estratégicas do Distrito Federal - o que representa 26% desse mercado. Dispõem de importantes lojas, primando sempre pela segurança total dos clientes. Em função da qualidade de seus serviços, têm conquistado importantes prêmios.

Brasília Shopping
Inaugurado em 1997, o Brasília Shopping oferece um centro de negócios, compras, serviços e lazer. Em suas duas torres, com 14 andares de escritórios cada, circulam milhares de pessoas, diariamente, gerando um fluxo permanente de público nas 150 lojas e na Praça de Alimentação. Tem ótima localização, no início da Asa Norte, e garagem com capacidade para 1.200 vagas cobertas.

Taguatinga Shopping
O Taguatinga Shopping foi inaugurado em 2000. É o maior empreendimento da região e ponto de encontro preferido de moradores de todas as idades de Taguatinga e cidades circunvizinhas. O shopping conta com 150 lojas com importantes âncoras e um estacionamento com 10.000 vagas rotativas. Um dos atrativos fica por conta das nove salas de cinema da rede Cinemark.

Terraço Shopping
Inaugurado em 1999, o Terraço Shopping é o primeiro em Brasília com características de um Open Mall. Localizado no Sudoeste, tem 140 lojas num ambiente agradável e confortável, para aqueles que gostam de passear ao ar livre, com total segurança. É formado por duas torres de escritórios e um shopping center, que oferece o melhor Gourmet Center da cidade. Disponibiliza, ainda, academia de ginástica, centro automotivo e estacionamento com mais de 6.000 vagas rotativas.

Divisão de Veículos

A PaulOOctavio atua no setor de automóveis com a marca - Fiat. Sua concessionária conta com estruturas amplas e confortáveis para atender ao cliente com qualidade, tanto na venda de veículos novos e semi-novos, como no oferecimento de serviços e peças.

Veja mais detalhes no site das Organizações PaulOOctávio

------------------

Revista Época: O império do vice de Arruda (matéria de 21/12/2009)

A incrível trajetória de Paulo Octávio, o empresário investigado pelo Ministério Público que usou suas relações pessoais e políticas para ficar milionário

Três adolescentes que andavam juntos em Brasília nos anos 60 ficaram conhecidos de todo o país pouco mais de duas décadas depois. Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito depois da ditadura militar e sofreu impeachment pelo Congresso Nacional acusado de corrupção. Luiz Estevão entrou para a história como o primeiro senador cassado pelos colegas, também acusado de corrupção. Paulo Octávio Pereira, o terceiro da turma, foi parceiro dos outros dois na Operação Uruguai, a farsa montada para tentar salvar Collor, mas que desmoralizou a defesa do então presidente. Atual vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio tornou-se, até agora, um sobrevivente nesse roteiro. No mundo empresarial, ele criou um verdadeiro império em construção civil, hotelaria e comunicações, com movimento financeiro de bilhões de reais. Tornou-se um dos homens mais ricos de Brasília. Sua carreira política também é um sucesso: foi deputado federal e senador, antes de chegar ao segundo cargo mais importante do governo local. Agora, porém, seu império poderá ruir. Paulo Octávio é alvo de duas investigações da Polícia Federal, que juntaram provas surpreendentes nas apurações sobre corrupção na capital.

Uma delas é a Operação Caixa de Pandora, que expôs ao país imagens do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, secretários, deputados distritais e empresários pagando ou recebendo dinheiro em espécie. Em alguns vídeos, o personagem é Marcelo Carvalho, principal executivo dos negócios de Paulo Octávio. Ele fala em nome do chefe, negocia valores e faz confidências sobre a prestação de contas. A defesa de Paulo Octávio diz que ele não pode ser acusado, pois não surgiu nenhuma imagem em que ele apareça recebendo dinheiro. Essa versão não resiste a outra apuração da Polícia Federal, a Operação Tucunaré, mantida sob sigilo. De acordo com os investigadores, há vídeos em que Paulo Octávio distribui dinheiro a deputados aliados de Brasília.

A Operação Tucunaré começou na Polícia Civil do DF para investigar lavagem de dinheiro e evasão de divisas por doleiros. Ela foi assumida pela PF em junho deste ano, quando a polícia grampeou uma conversa entre o doleiro Fayed Trabously – personagem citado em escândalos do PMDB e do antigo PFL – e o policial aposentado Marcelo Toledo Watson. Tucunaré é o apelido de Toledo, policial que saiu da ativa, aos 28 anos, depois de ser baleado durante o resgate da filha do senador Luiz Estevão, vítima de um sequestro em 1997.

Toledo é um dos personagens chaves dos escândalos em Brasília. Vídeos gravados pelo delegado Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governo Arruda, exibem imagens em que Toledo entrega dinheiro a assessores de Arruda. Segundo as investigações, ele cumpria papel de leva e traz entre empresários e políticos. A Operação Tucunaré mostra que Toledo e alguns doleiros eram responsáveis por enviar parte da propina para o exterior.

Com a ajuda dos órgãos federais que rastreiam movimentações financeiras suspeitas, a Polícia Federal investigou como propinas pagas em Brasília foram parar em contas em outros países, atribuídas a Paulo Octávio. Por intermédio de seu advogado, Antônio Carlos Almeida Castro, o Kakay, Paulo Octávio disse que nunca distribuiu dinheiro para deputados. Ele afirma também que não há hipótese de aparecer em gravações com dinheiro e nega ter feito remessas ao exterior por meio de doleiros.

Leia mais na Revista Época on line

Nenhum comentário: