sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Da meia" renuncia no DF

Deputado da meia renuncia ao mandato para evitar cassação

Em carta encaminhada nesta sexta-feira à Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido), comunicou sua renúncia ao mandato para escapar da cassação. Ontem, a Comissão de Ética abriu processo por quebra de decoro parlamentar contra Prudente e mais dois deputados que são suspeitos de participação no esquema de arrecadação e pagamento de propina.

A renúncia de Prudente só será oficializada na próxima semana quando a carta será lida durante sessão no plenário da Câmara.

Ex-presidente da Câmara Legislativa, Prudente foi flagrado em um vídeo gravado por Durval Barbosa, delator do esquema, colocando dinheiro de suposta propina nas meias. Ele ainda aparece em outro vídeo fazendo uma oração com Durval e o deputado Júnior Brunelli (PSC), em agradecimento à suposta propina.

Prudente alega que o dinheiro foi uma doação para a campanha eleitoral de 2006 não declarada à Justiça Eleitoral, o que caracteriza caixa dois. Hoje, o deputado encaminhou 10 mil cartas aos eleitores em tom de despedida. Na carta, Prudente afirma que as imagens "são muito fortes" e pede desculpas pelo constrangimento.

"Já admiti publicamente e reafirmo que errei, e estou pagando um preço muito alto, mas tenho a certeza que as investigações irão revelar a verdade dos fatos e que o processo legal e a justiça serão novamente restabelecidos. Não serei mais candidato a nenhum cargo eletivo em 2010, apenas desejo refutar os fatos inerentes à minha pessoa, colocando-os na forma verdadeira como eles ocorreram. Peço minhas sinceras desculpas pelo constrangimento que toda essa situação provocou", disse.

A Comissão de Ética ainda abriu processo por quebra de decoro parlamentar contra Eurides e Brunelli. Os três foram denunciados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por suposta participação no esquema de corrupção.

Eurides também foi filmada por Durval. Nas imagens, ela aparece colocando dinheiro em uma bolsa. Seu processo será relatado pelo deputado Bispo Renato (PR). Brunelli aparece em dois vídeos gravados pelo delator do esquema. No primeiro, recebe dinheiro e, no segundo, ao lado de Prudente e Durval, aparecem orando em agradecimento a suposta propina.

Brunelli e Prudente negam que a oração tenha motivação financeira. A penalidade do processo por quebra de decoro passa de uma simples advertência até a perda do mandato.

A Câmara suspendeu a análise dos processos de outros cinco deputados que foram denunciados pela suposta participação no esquema de propina: Rogério Ulysses (sem partido), Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB), Rôney Nemer (PMDB) e Aylton Gomes (PRP).

A Casa vai aguardar o surgimento de novos fatos ou a conclusão do inquérito pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) para definir a situação dos cinco distritais.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: