terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lula quer comandar a negociação do PMDB

Leia a manchete do portal Veja, citando que Lula assumirá para si a responsabilidade de negociação com o PMDB, evitando ter candidatos do PT e do aliado em alguns estados. No Pará, Lula deverá "suar um bocado" para solucionar as pendências entre petistas e peemedebistas.

Ana Júlia quer a reeleição, mas Jader acredita que tem chances de retomar o Palácio dos Despachos. Todos sabem que Lula e Jader têm conseguido bons entendimentos nos últimos anos. Jader tem sus problemas com a justiça e não pode perder a imunidade parlamentar. Ana Júlia vem se esforçando para melhorar a avaliação de seu governo. O que nos reserva os próximos capítulos?

Dê sua opinião. Participe do Observatório Eleitoral!

------------------------------


Preocupado com as divergências que têm impedido a montagem de palanques unitários entre o PT e o PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai tomar as rédeas da negociação para enquadrar a seara petista e reduzir os impasses regionais até março. O comando dos dois partidos marcou nova reunião para quarta-feira, na tentativa de definir um acordo de cavalheiros que acerte as regras do jogo em Minas Gerais - o segundo maior colégio eleitoral do país, depois de São Paulo - e faça a revisão dos principais imbróglios estaduais.

Lula está convencido de que é preciso reproduzir a dobradinha PT-PMDB no maior número de estados para impulsionar a candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Em conversas reservadas, ele tem dito que o PT manterá na disputa os governadores que podem concorrer à reeleição, mas deve ceder a cabeça da chapa, em nome da parceria, nos locais cobiçados pelo aliado federal. "Não é compreensível para a sociedade essa história de dois palanques. Isso não existe", afirmou Lula numa entrevista na semana passada.

"O que vai acabar acontecendo é que Dilma não poderá ir a alguns estados. Nem eu. Como eu posso ir na zona leste com um candidato e na zona sul com outro? Qual o discurso que eu faço? O que eu digo para o eleitor sobre qual o melhor? Não pode, fica muito desagradável", completou o presidente. Pouco antes da meia-noite de sexta-feira, Lula se reuniu com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), e com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), no Palácio da Alvorada, e prometeu se empenhar por palanques únicos.

Lula foi obrigado a apagar o incêndio provocado na véspera, quando o PMDB ameaçou não comparecer no sábado ao ato de lançamento da pré-candidatura de Dilma, durante o 4º Congresso Nacional do PT. "Não estamos impondo nada, mas, para o casamento se consolidar, os noivados estaduais precisam ser respeitados", insistiu o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). "O governo não vai querer contratempo com o maior partido da coligação, que tem o maior tempo para oferecer na propaganda eleitoral."

Fonte: veja.com.br / Agência Estado

Nenhum comentário: