sábado, 20 de fevereiro de 2010

"Meu tempo de clandestinidade acabou", diz Dirceu

Quatro anos após ser cassado pela Câmara dos Deputados e dois anos e meio após ser declarado réu sob acusação de chefiar o esquema do mensalão, José Dirceu, 63, centralizou atenções na manhã de ontem, na abertura do congresso petista, dizendo que participará ativamente da campanha de Dilma Rousseff, subindo em palanques e negociando alianças.

"Meu tempo de clandestinidade acabou", afirmou o ex-ministro, dizendo que fez 70 visitas aos Estados em 2009 devido a convites que recebeu de partidos aliados e dos governadores.

Sorridente, mais magro do que o habitual, Dirceu disse ainda que não acredita que o seu apoio represente ônus para a petista: "Até agora tenho sido absolvido em todos os julgamentos. No Supremo Tribunal Federal [onde foi declarado réu em 2007], espero ser julgado no ano que vem", disse.

Dirceu fez prognósticos de crescimento da candidatura de Dilma. E, à vontade, o ex-deputado brincou com militantes, entre eles a economista Maria da Conceição Tavares. "Dá licença, que agora vou conspirar um pouco", disse ele. Ao que comentou Tavares, 80, depois que ele saiu: "Conspirar é a vocação natural desses meninos".
Questionada sobre o apoio de Dirceu, Dilma Rousseff respondeu que "todos os dirigentes do PT, todos os militantes do PT são bem-vindos".

Dirceu não quis responder às críticas de Ciro Gomes (PSB), que o acusou de patrocinar golpes nos Estados e de trabalhar para destruir Lula. "O Brasil todo sabe que passei a vida toda tentando destruir o Lula", ironizou. Negou que tenha estimulado o PT do Ceará a lançar candidatura rival ao governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, caso este mantivesse sua postulação à Presidência.

Dirceu foi eleito para o Diretório Nacional do PT em 2009, mas não integrará a Executiva, embora tenha sido convidado.

Fonte: Sucursal da Brasília / Folha de São Paulo

Nenhum comentário: