sexta-feira, 9 de abril de 2010

TSE aprova mudanças para debates entre candidatos na internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na noite desta quinta-feira, mudança na legislação eleitoral que libera os debates entre candidatos na internet, que até então, estavam sob as mesmas restrições impostas a emissoras de rádio e TV para esse fim.

Foi alterado o texto da resolução nº 23.191 que dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas proibidas durante a campanha nas eleições de 2010. De acordo com o TSE, por erro material, o texto original estendia para a internet as regras aplicadas a rádio e televisão.

A mudança foi aprovada por unanimidade, seguindo a sugestão do ministro Arnaldo Versiani, relator das resoluções que regulam as eleições deste ano.

As regras para os debates em rádio e televisão seguem valendo.

Mudanças
No dia 29 de setembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto da minirreforma eleitoral, aprovado pelo Congresso. A norma foi aprovada com veto a três dispositivos.

O mais polêmico dos dispositivos restringia o uso da internet nas campanhas. Mas o governo considerou a internet território de livre expressão e desobrigado de regulação, por não se tratar de concessão como no caso da TV e do rádio.

Na web estão liberados os sites jornalísticos, blogs e sites de relacionamentos durante as campanhas. Proibidos apenas o anonimato aos jornalistas e assegurado o direito de resposta aos candidatos que se sentirem ofendidos. Os debates entre candidatos poderão ser feitos pelos sites sem as regras aplicadas às rádios e televisões, medida regulamentada pelo TSE nesta quinta.

Em setembro foram vetadas as propostas de um novo modelo de dedução fiscal e de parcelamento de multa eleitoral. Ficaram mantidas a criação do voto em trânsito, a implantação do voto impresso a partir de 2014 e a permissão para que o eleitor vote para presidente em domicílio eleitoral que não seja o seu.

Fonte: portal Terra

Nenhum comentário: