quinta-feira, 15 de abril de 2010

Solto, agora Arruda tenta sair de Brasília

No sábado, Câmara fará eleição indireta para novo governador

BRASÍLIA. Numa tentativa de aliviar o desgaste de passar dois meses na prisão, o ex-governador José Roberto Arruda está planejando fazer uma longa viagem para fora de Brasília. O ex-governador estaria procurando um refúgio em que pudesse descansar sem ser reconhecido pela população. Uma missão quase impossível: Arruda fez fama nacional como o suposto chefe do mensalão do DEM. Num dos vídeos do escândalo, o ex-governador aparece recebendo R$50 mil do ex-secretário Durval Barbosa, o operador do mensalão.
- Ele quer ficar num lugar que ninguém o conheça, ninguém saiba quem ele é. Vocês (jornalistas) têm que esquecê-lo. Ele não quer mais nada. Só quer paz - disse Alberto Fraga, ex-secretário de Transporte e amigo de Arruda.
Segundo Fraga, o ex-governador e a mulher, Flávia, já decidiram que não vão viajar para o exterior, mas ainda não decidiram o local onde gostariam de ficar. Para deixar o país, Arruda entende que precisaria de autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde responde a inquérito sobre o mensalão do DEM. Arruda também ainda é peça-chave na eleição indireta para a escolha de seu sucessor.
Os dois candidatos mais fortes até o momento são o governador interino, Wilson Lima (PR), e o deputado Rogério Rosso (PMDB). Wilson Lima tem o apoio de aliados de Arruda e também do ex-governador Joaquim Roriz, que renunciou ao mandato de senador em 2007 depois de ser acusado de receber propina do empresário Nenê Constantino. Rosso se fortaleceu com o acordo que está sendo costurado entre as bancadas de PT e PMDB. Contra Rosso pesa o fato de ter presidido a Codeplan (Companhia de Planejamento da Capital) desde o início do governo Arruda.
A Codeplan é apontada pelo Ministério Público como uma das bases de operação do grupo de Arruda. O órgão se tornou até alvo de uma CPI da Câmara Distrital. A eleição está marcada para sábado, e até o deputado Geraldo Naves (ex-DEM), que também esteve preso por 61 dias na penitenciária da Papuda, poderá votar na escolha do sucessor de Arruda.

Fonte: Jailton de Carvalho / O Globo

Nenhum comentário: