sábado, 10 de abril de 2010

O voto das mulheres

O voto feminino apresenta até o momento um comportamento curioso na eleição presidencial deste ano. As duas mulheres candidatas para valer na disputa, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), ainda não conseguiram usar o fator gênero para alavancar suas campanhas.

O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, fez uma análise de seis pesquisas de intenção de voto deste ano -duas delas do Datafolha. Em todos os levantamentos, José Serra (PSDB) leva vantagem sobre a petista Dilma Rousseff no eleitorado feminino.

Serra e Dilma praticamente empatam quando se isola apenas o voto dos homens. Ou seja, a dianteira que o tucano continua a manter deriva da preferência maior que recebe das eleitoras mulheres.

José Eustáquio diz não saber a gênese da dificuldade de Dilma com o eleitorado feminino. Uma pista pode ser o histórico de votação de Lula: "O atual presidente do Brasil sempre teve menos votos entre as mulheres em todas as cinco eleições presidenciais que disputou".

Se tivesse conseguido a mesma proporção de apoio entre homens e mulheres, diz o especialista, Lula teria vencido no primeiro turno as eleições de 2002 e de 2006.

Há também a hipótese do machismo disfarçado, latente na sociedade brasileira -mais conservadora do que se imagina. Eustáquio diz que, conforme estuda o tema, mais dúvidas tem: "Será que o eleitorado feminino está menos propenso a votar em Dilma por um machismo do estilo "mulher não vota em mulher"? Ou, ao contrário, o eleitorado feminino resiste a Dilma por projetar na candidata um machismo que talvez atribua a Lula, como em outras eleições?".

Decifrar esse enigma sobre o comportamento do voto feminino será vital para quem quiser ganhar a eleição. O PT, Dilma e Lula ainda parecem longe de uma resposta.

Em toda a história do país, Dilma Rousseff é a mulher que aparece mais bem colocada em uma disputa eleitoral para a Presidência da República. Pelo apoio que tem do Presidente Lula e pela coligação que apóia a sua candidatura, ela tem grande chance de chegar ao Palácio do Planalto. Portanto, ela tem chances reais de se tornar a primeira mulher Presidenta do Brasil. Por que então o eleitorado feminino não mostra a mesma disposição em votar nela do que o eleitorado masculino? Ou seja, por que Dilma está obtendo maior apoio entre os homens?

Parte da resposta pode ser encontrada no próprio histórico de votação da candidatura Lula, pois o atual presidente do Brasil sempre teve menos votos entre as mulheres em todas as cinco eleições presidenciais que disputou. Se o candidato Lula tivesse tido a mesma votação entre as mulheres do que obteve entre os homens, ele teria ganhado no primeiro turno, tanto em 2002, quanto em 2006. De certa forma, foram as mulheres que jogaram a decisão para o segundo turno, nas duas últimas eleições presidenciais.


A reversão das expectativas de gênero nas eleições 2010:
Dilma na frente entre os homens e Serra na frente entre as mulheres
por José Eustáquio Diniz Alves

Foge ao escopo deste artigo explicar porque o candidato Lula sempre teve um percentual de votos menor entre as mulheres, comparado com o apoio que sempre teve entre os homens. O fato é que, esperava-se uma diferença menor no caso da candidatura Dilma, pois sendo mulher, ela poderia haver uma maior identidade de gênero com o eleitorado feminino. Mas isto não aconteceu, pelo menos por enquanto. Cabe ressaltar que a candidata Marina possui aproximadamente o mesmo percentual de intenções de voto entre o eleitorado de ambos os sexos, inclusive com ligeira vantagem entre as mulheres.

A outra parte da explicação, do fenômeno de menor intenção de voto feminino na candidata Dilma, decorre das maiores taxas de indefinição do voto das mulheres. Uma explicação que ainda carece de melhor comprovação é que as mulheres são mais exigentes na escolha do voto (assim como são consumidoras mais exigentes). Nesta perspectiva, as mulheres teriam maiores taxas de indefinição porque gostariam de conhecer melhor as candidaturas à presidência. Desta forma, a menor percentagem de votos em Dilma Rousseff seria parte de um comportamento de precaução na escolha do voto, por parte das mulheres, em decorrência da candidata ser novata na política e pouco conhecida do público feminino.

Evidentemente, outras explicações são possíveis e só o desenrolar do processo eleitoral poderá lançar luz sobre as diferenças de gênero na escolha e definição de voto para ambos os sexos. Pesquisa realizada pelo Ibope e pelo Instituto Patricia Galvão, em 2009, mostrou que a grande maioria da população vê de maneira positiva a participação feminina na política. Mas uma intenção genérica vai se transformar em votos de fato?

Será muito interessante acompanhar como o eleitorado vai definir o seu voto, neste momento em que existem duas candidatas mulheres na disputa à Presidência, de 2010. Particularmente será interessante observar o fato, posto até o instante, de que uma proporção maior de homens manifesta intenção em votar em uma mulher e uma proporção maior de mulheres com intenção de votar em homem. Qual o significado destas tendências?

Fonte: UOL/ Blog do Fernando Rodrigues

Nenhum comentário: