sábado, 23 de janeiro de 2010

Biometria é embrião do voto pela Internet

O Brasil foi pioneiro no mundo a ter, desde 2000, todo o seu processo eleitoral automatizado. A urna eletrônica é o grande personagem dessa revolução digital que ainda promete novos lances. Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ampliar os testes do acesso ao voto através da impressão digital, a chamada biometria. Em 2008, três cidades participaram da iniciativa, que nas próximas eleições deverão cobrir cerca de 3% dos eleitores. Das 460 mil urnas eletrônicas que serão usadas, mais dametade do parque já virá com essa tecnologia embarcada.

Segundo especialistas, a urna biométrica é o embrião do voto pela internet. "É um processo inevitável. Basta apenas solucionar o desafio da identificação do eleitor, o que deve ser resolvido pela biometria", diz Patrícia Peck Pinheiros, advogada especializada em direito digital. A primeira utilidade deverá ser para os eleitores brasileiros localizados no exterior.

O maior objetivo da urna biométrica é colocar um fim em eventual dúvida sobre a identidade do eleitor. Elas permitirão a foto dos eleitores no terminal dos mesários, especificações mais seguras e maior velocidade no processamento dos votos são algumas das novidades prometidas pelo TSE dentro do novo modelo da urna eletrônica.

Candidatos twiteiros

Uma das principais ferramentas digitais de interação entre eleitores e candidatos é o microblog Twitter. Os políticos já estrearam em 2008 o canal e muitos já fazem seus comunicados por ele.

Sob inspiração do então candidato Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, destaca-se entre os twiteiros da política brasileira o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pré-candidato à Presidência da República. Sua rival, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), tem entre seus assessores de campanha um dos principais responsáveis pelo sucesso de Obama no marketing digital, o norte-americano Ben Self.

Mania entre os políticos brasileiros iniciada em2008, o microblog Twitter deverá ser também uma das principais ferramentas digitais durante a campanha presidencial de 2010

Nenhum comentário: