sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dilma cai 3 pontos em 2 dias: Tracking Vox Populi

Na quarta-feira, Dilma já havia caído e hoje (9) continuou caindo em relação aos 56% que apresentou no dia 07 de setembro. Serra continua estagnado em 21%. Subiram em 1% os indecisos, os votos nulos e Marina subiu de 8 para 9%.

Será que há uma tendência de queda de Dilma? Será que já chegou no seu limite? Ou será ainda um início de reflexo das denúncias do PSDB a quebra de sigilo de parentes e políticos ligados à José Serra? Mas, Serra não capitalizou para si nada da queda de Dilma, mesmo apoiado por tanta divulgação que a Globo, a Veja e vários outros tops da comunicação brasileira vêm dando ao fato, importante, mas rescaldado do final de 2009.


É melhor aguardarmos o andamento dos próximos dias do tracking do Vox Populi, que renova 500 entrevistas a cada dia de sua amostra. Também deveremos ter novidades neste fim de semana, com alguns dos institutos nacionais divulgando suas novas rodadas.

Leia abaixo a matéria do Portal IG:

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, caiu 3 pontos nos últimos dois dias no tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial. Ela agora possui 53% das intenções de voto. Depois de perder dois dois pontos no levantamento divulgado na terça-feira - oscilação que ainda permanecia dentro da margem de erro - ela continuou recuando e perdeu mais um ponto nesta quarta-feira. A queda acumulada nesta semana ultrapassa a margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

Segundo colocado, José Serra (PSDB) permanece com 21%, mesmo índice registrado na última medição. A candidata Marina Silva (PV) também permaneceu estável, com 9% das intenções de voto. Votos brancos e nulos oscilaram positivamente um ponto e chegaram a 5%.

Os últimos dois dias apresentam um movimento diferente da primeira semana da sondagem (entre os dias 31/08 e 06/09) quando Dilma havia ganhado 5 pontos e Serra perdido 4. A cada dia, o instituto realiza 500 novas entrevistas. A amostra consolidada com 2000 entrevistas, portanto, só é totalmente renovada após quatro dias.

A região onde Dilma tem o melhor desempenho é o Nordeste, com 69% dos votos contra 13% de Serra e 6% de Marina. Já José Serra tem o seu melhor desempenho no Sul, onde chega a 28% contra 47% de Dilma e 5% de Marina.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Dilma tem 43%, Serra tem 17% e Marina tem 7%. Lula é citado por 2% e “o candidato do PT” também recebe 2%. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o nº 27.428/10.

Nenhum comentário: