terça-feira, 2 de março de 2010

Pesquisa enterra plano de Ciro, avaliam petistas

Mais do que o crescimento de Dilma Rousseff, o resultado da pesquisa Datafolha mostrou, na avaliação de petistas, que está errado o discurso de Ciro Gomes (PSB) de que é preciso ter dois nomes para enfrentar o tucano José Serra na disputa pela sucessão presidencial.

O resultado, na leitura de lideranças do partido, indica que Dilma se consolidou como a candidata do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), já fala em vitória no primeiro turno. "Quando vinculamos a Dilma ao Lula e ao PT ela cresce muito. Temos pesquisas que mostram a possibilidade de avançarmos a ponto de não precisar de segundo turno", disse.

Reservadamente, os petistas avaliam que os números darão mais argumentos para os socialistas contrários à postulação de Ciro se posicionarem dessa forma dentro do partido. E também para o presidente Lula, que deseja uma única candidatura no seu campo de apoio e pretende convencer Ciro a disputar o governo de São Paulo e não o Planalto.

"Antes mesmo da pesquisa, nós já queríamos que ele [Ciro] se somasse a nós. Vamos ter no país uma disputa de dois projetos: o da Dilma e o do PSDB", afirmou o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP).

A diminuição da diferença entre José Serra e Dilma Rousseff para quatro pontos percentuais, para os petistas, mostra que a população percebe Serra como o candidato da mudança, enquanto Dilma é quem irá continuar e aprofundar os programas do atual governo -cuja avaliação positiva chega a 73% no levantamento.

"O resultado demonstra crescimento sustentável da Dilma e uma eleição polarizada entre o atual projeto para o país e o anterior", disse a deputada Maria do Rosário (PT-RS), do Diretório Nacional.

Segundo ela, a partir da pesquisa, o melhor para o país é que Ciro Gomes aceite ser candidato ao governo de São Paulo. "Ele é um nome nacional e entendemos isso, mas agora a melhor forma de contribuir é disputando em São Paulo", afirmou a deputada.

Conforme a pesquisa, Ciro tinha 13% em dezembro. Agora, fica com 12%, mesmo depois de voltar a se expor em programa na TV. Quando Ciro está fora, Serra tem 38%, contra 41% somados de Dilma e Marina Silva.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: