quinta-feira, 11 de março de 2010

Pará e Japão firmam parceria para conclusão do projeto Ação Metrópole

A governadora Ana Júlia Carepa assinou na tarde desta quarta-feira (10) o termo de compromisso que permite o acesso ao empréstimo de R$ 320 milhões do Governo do Japão, para a construção da segunda etapa do projeto Ação Metrópole. A governadora recebeu no Palácio dos Despachos uma comissão da Agência Internacional do Japão (Jica) para a assinatura do documento, que integra as negociações para implantação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano e construção de corredores exclusivos para a circulação de coletivos.

O chefe da delegação da Jica, Katsuhiko Haga, disse que o processo deve ser acelerado, para que até o final deste mês o empréstimo seja aprovado pelo Governo do Japão. Ele comparou as negociações com o governo do Pará a "um longo namoro, que se firma com um casamento feliz". "Desde 1990 estamos realizando os estudos para a implantação deste sistema", reiterou.

O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro, acrescentou que o termo de compromisso é acompanhado de um novo protocolo, para os estudos de redução de emissão de gases decorrentes do projeto. "É um protocolo modelo para o país, que até então não havia sido realizado em nenhum outro Estado brasileiro", ressaltou.

Com a implantação do sistema integrado e a renovação da frota de ônibus, não só o trânsito vai fluir melhor, como o impacto sobre o meio ambiente será reduzido. "Com a redução de emissão de gases, através do Protocolo de Kyoto, o Estado poderá recuperar pelo menos parte do investimento, com créditos de carbono", lembrou a governadora.

O empréstimo foi autorizado no final do ano passado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, após análise da carta-consulta.

Integração - O projeto, executado pelo governo do Estado, é uma das maiores intervenções na Região Metropolitana de Belém. O Ação Metrópole implantará o sistema integrado de transporte e um novo modelo de gestão compartilhada, entre os representantes do Estado e dos cinco municípios da Região Metropolitana - Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará -, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas.

A primeira etapa, já iniciada com as obras de infraestrutura, permitirá o desenvolvimento da segunda. Está em execução o chamado "Corredor Norte", que compreende o prolongamento da Avenida Independência, a revitalização da Rodovia Arthur Bernardes, construção do Elevado na Avenida Júlio César e as obras de compensação ambiental no Parque Ambiental de Belém. Na primeira fase também estão previstos o prolongamento da Avenida João Paulo II até a BR-316, a construção de um túnel que ligará a Avenida Perimetral à Almirante Barroso e a duplicação da Avenida Perimetral.

Para a segunda etapa estão previstas a implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo ao longo da BR-316, Almirante Barroso e Augusto Montenegro, estações (Mangueirão, Águas Lindas e Tapanã) e terminais de integração (no município de Marituba e no distrito de Icoaraci). O sistema funcionará com o tráfego de ônibus articulados, com capacidade para 200 passageiros, garantindo a bilhetagem única para os usuários que necessitarem de mais de uma condução.

Fonte: Portal do Governo do Pará

Nenhum comentário: