terça-feira, 2 de março de 2010

Partidos se dizem a favor de controle, mas criticam demora e falta de critério

Pelo menos no discurso, os partidos, governistas ou de oposição, não pretendem se opor à iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fechar um convênio com o Banco Central para ter acesso, durante a campanha de 2010, aos extratos bancários de candidatos, comitês financeiros e partidos, sem depender da prestação de contas mensal prevista em lei.

- Não conheço a proposta ainda, mas tudo que servir para dar mais transparência à utilização do dinheiro público terá o nosso apoio - antecipou o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), prometeu analisar qualquer proposta do TSE.

- A princípio, temos boa vontade em facilitar a vida da Justiça Eleitoral. Mas não podem ser tomadas medidas que intimidem a atuação dos partidos - observou. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, reclama da demora do TSE em analisar as prestações de conta dos partidos.

- Seria necessário um esforço para verificar aquilo que é realmente relevante. Já fomos questionados, por exemplo, por causa de uma conta de celular de R$ 100 de um dirigente petista - disse Dutra.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: