quinta-feira, 11 de março de 2010

Assim, fica difícil ... muito difícil

Deu no Portal Uol / Folha que Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado, acusado principal do escândalo dos atos secretos que beneficiavam senadores, seus familiares e "apaniguados", foi poupado da demissão. Por decisão do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), será apenas afastado por 90 dias. Depois voltará ao Senado para reinar e arruinar com os cofres da instituição em benefício de poucos privilegiados.

Assim, fica muito difícil! A impunidade continua em todos os níveis da gestão pública, mas tem que acabar. No caso Agaciel, é certo que muitos senadores têm "rabo preso" com Agaciel e sabiam que se o fritassem, correriam grande risco de terem seus outros atos secretos (ou nem tão secretos assim) divulgados à imprensa. Melhor, então, não bater muito pesado e preservar um aliado na "excelente gestão que vinha sendo feita na casa dos senadores". Lamentável!

Será que para que os casos de corrupção venham a merecer a atenção e tratamento corretos, precisam ser filmados e mostrados em rede nacional, como o de Arruda?

Então, câmeras e celulares à mão. Quem se habilita?

Leia a matéria do UOL:

Senado contraria comissão e decide não demitir Agaciel

O Senado salvou o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia da demissão. Acusado de ser mentor do escândalo dos atos secretos, ele será suspenso por 90 dias --a segunda punição mais grave prevista em lei. Após este período, ele voltará a receber salário normalmente.

A decisão foi tomada ontem pelo primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), e não precisará ser submetida ao presidente José Sarney (PMDB-AP) já que não houve demissão.

No ano passado, uma comissão de sindicância da Casa encontrou 663 atos não publicados que tratavam de criação de cargos, contratação e exoneração de parentes de senadores, entre outros.
Heráclito se baseou em um parecer assinado por dez advogados da Advocacia-Geral do Senado. O primeiro-secretário preferiu não acatar a recomendação pela demissão feita por 2 dos 3 integrantes da comissão.

Após investigar o caso por seis meses, os servidores Paulo Henrique Soares e Gustavo Ponce concluíram que Agaciel cometeu o crime de improbidade administrativa. Terceira integrante da comissão, Helena Guimarães divergiu dos colegas e apresentou voto em separado.

"A meu ver, não se acham presentes todos os elementos necessários à caracterização de improbidade que justifique consequente imposição de pena de punição", escreveu Guimarães em seu voto.

Por conta do voto de Guimarães, Heráclito decidiu fazer uma consulta à advocacia do Senado na semana passada.

De acordo com avaliação de assessores da Primeira Secretaria, o relatório que pediu a demissão foi enfraquecido porque tentou culpar Agaciel por improbidade. Segundo a advocacia do Senado, em casos como esse a demissão só pode ser aplicada quando o acusado é punido na Justiça também.

Diretor-geral por 14 anos, ele foi exonerado do cargo, mas continuou como servidor do Senado após a revelação de que escondeu da Justiça uma casa. Agaciel pretende disputar vaga de deputado em Brasília.

--------------

Ei, leram? Agaciel quer se candidatar a deputado por Brasília! Ai, meu Deus .....

Nenhum comentário: