sexta-feira, 19 de março de 2010

FHC cobra campanha do PSDB antes do lançamento de Serra

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cobrou urgência de seu partido, o PSDB, para começar a fazer campanha eleitoral mesmo que o governador de São Paulo, José Serra, ainda não tenha assumido publicamente a candidatura à Presidência.

"Uma coisa é o candidato outra coisa é a campanha. Não sei porque o partido tem que esperar que alguém diga que é candidato para fazer campanha", disse ele após aula magna na Academia Brasileira de Letras.

"Pode fazer logo, deve fazer o quanto antes. Não é uma questão do candidato... Acho que agora é o momento", disse. "Tem que atuar, dizer para que estamos vindo", disse.

Fernando Henrique afirmou que o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já entraram na disputa há algum tempo, o que vem favorecendo a ministra Dilma Rousseff nas pesquisas.

"O partido tem que ter autonomia frente seus candidatos. É preciso difundir mais", disse o ex-presidente, admitindo que seja "possível" que Serra tenha segurado o partido.

Segundo ele, a candidatura de Serra está confirmada e garantida. O que falta é apenas a definição do momento do lançamento. "Estamos discutindo data. Houve uma precipitação do presidente da República e isso dá a impressão que os outros estão atrasados", disse.

Fernando Henrique atribuiu a ascensão de Dilma nas pesquisas de opinião à forte exposição da candidata ao lado do presidente Lula. "Tudo que está sendo atribuído a ela é em função dele. Por enquanto ela não é a líder. Ele (Lula) é o líder", afirmou.

"O povo só vê uma pessoa como candidato hoje, mas me surpreende o número de eleitores a favor do Serra nesse nível há anos mesmo sem ele (Serra) estar em campanha há muito tempo", disse.

Na última pesquisa CNI/IBOPE, divulgada quarta-feira, a diferença do governador paulista sobre a ministra caiu para 5 pontos percentuais. O tucano tem 35% das intenções contra 30% de Dilma.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: