sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Zelaya deve voltar ao poder em Honduras

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, deve voltar ao poder depois que o governo de fato do país cedeu à pressão dos Estados Unidos e concordou em se comprometer com o fim da longa crise desencadeada em junho.

A resolução veio depois que representantes dos Estados Unidos que foram a Honduras voltaram a pressionar num último esforço para dar fim à crise que criou uma dor de cabeça à política externa de Washington.

Veja alguns fatos sobre o presidente deposto:

Um improvável herói da classe operária, José Manual Zelaya Rosales nasceu em 10 de setembro de 1952, em uma rica família de fazendeiros na região de Olancho. Ele fez fortuna com gado e extração de madeira antes de ser eleito para o Congresso em 1985.

Apelidado de Mel e conhecido por seu bigode e chapéu branco de caubói, Zelaya cresceu na hierarquia do Partido Liberal e foi eleito presidente de Honduras em 2005, como moderado. Ele se voltou para a esquerda assim que assumiu, elevando o salário mínimo, investimentos sociais e criando poderosos inimigos depois que se aliou ao presidente venezuelano Hugo Chávez.

Em 1975 houve um massacre de 14 ativistas no rancho de Zelaya. O pai de Zelaya ficou 5 anos preso e depois foi perdoado. Alguns simpatizantes da família de Zelaya culpam os militares pelo massacre.

O exército de Honduras forçou Zelaya a sair do país de pijamas em 28 de junho depois de disputa com os líderes empresariais do país, Suprema Corte, Congresso e militares sobre os planos da realização de um plebiscito para garantir apoio público à ampliação do mandato presidencial. Seus críticos afirmam que ele tentava se manter no poder, mas ele nega que teve essa intenção.

Fonte: Terra - 30/10/09

Nenhum comentário: