domingo, 31 de outubro de 2010

Jatene retorna ao governo do Pará

A última pesquisa do Ibope no Pará previu 18% de vantagem a favor de Simão Jatene (PSDB), contra a petista Ana Júlia, no pleito ao governo do Estado. No final da apuração, com 99,98% dos votos apurados, a diferença entre os candidatos foi de 11,48% (6,52% de erro). A margem de erro da pesquisa Ibope no Pará era de 3%. Errou por mais que o dobro do máximo previsto.

Jatene teve 1.860.571 votos (55,74%) dos paraenses. Ana Júlia teve 1.477.279 (44,26%).

Mas, erros de pesquisa a parte, os resultados das urnas elegeram Simão Robson Jatene para seu segundo mandato como governador do Pará, o maior estado da região amazônica, numa vitória que se delineou desde o início do primeiro turno. Jatene não ganhou no primeiro turno, por pouco mais de 1% que o separou da vitória.

No segundo turno Jatene teve o apoio da maioria das lideranças do PMDB, que no primeiro turno lançaram Domingos Juvenil e foram derrotados. Ainda que tivesse uma coligação com muitos partidos, a campanha de Ana Júlia não empolgou a maioria dos eleitores, que atribuíram uma alta taxa de rejeição ao seu governo.

O PSDB é o grande vencedor nas eleições paraenses: elegeram Flexa Ribeiro como o senador mais votado e Simão Jatene para mais um mandato no executivo estadual.

O Observatório deseja sucesso e sorte aos tucanos na gestão do Estado.

Nenhum comentário: