domingo, 3 de outubro de 2010

Datafolha mostra um Brasil partido ao meio

50% de Dilma repetem padrão registrado por Lula e FHC

A principal mensagem do Datafolha desta véspera de eleição presidencial é uma só: mais uma vez o Brasil está partido ao meio quando se trata de escolher o ocupante do Palácio do Planalto. Tem sido assim desde 1994, com o vencedor tendo um pouco a mais ou um pouco a menos da metade dos votos.

No levantamento Datafolha realizado nos dias 1 e 2 de outubro, Dilma Rousseff (PT) ficou com 50% dos votos válidos. Todos os demais candidatos ficaram com os 50% restantes.

Em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ganhou no primeiro turno por uma margem muito pequena. Ele teve 54,3% e 53,1%, respectivamente. Depois, Luiz Inácio Lula da Silva não venceu no primeiro turno, mas ficou muito próximo disso em 2002 (teve 46,4%) e em 2006 (com 48,6%).

Ou seja, o brasileiro pode estar adorando o governo Lula e dar a ele perto de 80% de aprovação, mas na hora de escolher o presidente, formou-se um padrão: no primeiro turno, ninguém consegue ter muito mais de 50%.

Parece ser esse também o cenário agora com Dilma Rousseff. Ganhando no primeiro turno ou tendo de enfrentar uma nova rodada, a petista terá um desempenho muito semelhante aos de seus antecessores.

Fonte: Blog do Josias

Nenhum comentário: