quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Agressividade de Serra o fez cair?

A última pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27), mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff com 51,9% das intenções de voto contra 36,7% do tucano José Serra. Brancos e nulos totalizaram 4,7% e indecisos, 6,8%.

Dilma está 15,2% à frente de Serra. É a maior diferença deste segundo turno.

Pesquisas recentes do Vox Populi, Ibope e Datafolha mostravam Dilma entre 10 e 12% à frente do tucano. Será que agora aumentou?

Se considerarmos apenas os votos válidos Dilma ficou com 58,6% ante 41,4% de Serra. Diferença de 17,2%. A margem de erro é de 2,2%.

A pesquisa mostra também que a rejeição a Serra aumentou muito, de 37,5% da última pesquisa Sensus para 43% (mais de 5%). A de Dilma caiu de 35,4% para 32,5%.

Se for uma tendência a ser confirmada nas próximas pesquisas, o que terá motivado a queda de Serra e o aumento de sua rejeição?

O Observatório atribui a resposta dos eleitores ao aumento da agressividade de Serra nos últimos debates contra Dilma, e mudança do tom de sua campanha, muito mais acusando-a de desvios e falhas, do que propondo soluções para o Brasil. Parece que o povo não gostou disso ...

Lembram-se da postura de Geraldo Alckmin no início do segundo turno de 2006, contra Lula, que o tiro saiu pela culatra? Alckmin iniciou ali seu declínio e sua derrota acachapante no final.

Será que o mesmo aconteceu com Serra?

Ou será que foi a "bolinha de papel"?

Nenhum comentário: