segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Liberal não mostra pesquisa ao Senado

Os dois jornais do grupo ORM, O Liberal e Amazônia, não trouxeram informações sobre a disputa ao Senado, onde Jader deve estar com pelo menos 30% à frente de Paulo Rocha e Flexa Ribeiro. Cada um esconde os números que não lhe agradam.

A Coligação Acelera Pará da candidata Ana Júlia - PT se esforçou para que os números da pesquisa Ibope não fossem divulgados. Sabia que eram desfavoráveis à Ana Júlia. A governadora que chegou a discursar em várias oportunidades que ganharia no primeiro turno, deve ter visto que, muito provavelmente, não conseguirá. O Ibope revelou Jatene 43 x 33 Ana Júlia, na pergunta estimulada. Hoje Jatene é que seria eleito no primeiro turno, com 51% dos votos válidos. Domingos Juvenil, apoiado por Jader e Almir Gabriel tem magros 6%. Realmente, não decolou a chamada "terceira via". A se considerar sua pífia participação no debate da RBA, Juvenil não conseguirá passar de 10%. Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) têm 2% cada. Votos brancos, nulos e indecisos somam 14%.

Na pergunta espontânea, Jatene 29 x 18 Ana Júlia. Isso mostra que mesmo sem "ouvir todas as opções de candidatos disponíveis", a população lembra mais de Jatene que da atual governadora. E, isso não é nada bom para Ana.

A Rejeição de Ana Júlia também continua muito alta, chegando a 41% em todo o estado e 47% em Belém. O tucano Simão Jatene é rejeitado por 21% no estado e 26% em Belém. Belém representa quase 25% de todos os eleitores paraenses.

Presidência

A candidata petista Dilma Rousseff está com 52%, contra 31% do tucano José Serra e 9% de Marina Silva do PV. Os números são bem similares à media nacional. Há alguns meses, Dilma estava 18 pontos atrás de Serra. Que virada! Em Belém, acreditamos que a disputa esteja mais embolada, com Dilma apenas 2% à frente de Serra.

E o Senado?

Procuramos no site do Ibope e esta pesquisa ainda não tem seu relatório disponível. Assim que tivermos alguma novidade, traremos para o observatório. Os jornais do grupo ORM apenas estão retardando a informação dos eleitores. Ela será divulgada, mais cedo ou mais tarde. Mas, a certeza é de que Jader, grande inimigo dos Maioranas, está bem à frente de Paulo Rocha (PT) e de Flexa Ribeiro (PSDB).

Vamos continuar observando.

Nenhum comentário: