sábado, 28 de agosto de 2010

Dilma abre 24 pontos, segundo Ibope

A candidatura à Presidência de José Serra do PSDB continua em queda livre. A última pesquisa do Ibope, divulgada na manhã deste sábado (28), mostra que o tucano caiu 5% em relação à ultima pesquisa do instituto. Em sentido contrário, Dilma Rousseff do PT continua seu crescimento meteórico: subiu 8 pontos.

Com isso o "placar" está assim: Dilma 51 x 27 Serra. Marina caiu de 8 para 7%.

Mais um pouco, e Dilma terá o dobro de intenções de votos de Serra.

Se a eleição fosse hoje Dilma venceria no primeiro turno com 59% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de SP e pela Globo e tem margem de erro de 2%, tendo sido registrada no TSE com o número 26139/2010. As entrevistas foram feitas nos dias 23 e 24 de agosto.

Observações

Até onde vai a queda de José Serra? Será que vai conseguir estancar a sangria ou revertê-la?

Será que Lula vai "entrar pesado" em MG e SP para ajudar Hélio Costa e Mercadante? Ao fazer isso, terá que bater de frente com Aécio Neves e Geraldo Alckmin. Como o eleitor que vota Alckmin-Dilma ou Anastasia-Dilma sentirá essa "invasão" à sua decisão de votar em nomes e não em partidos? Isso será bom para Dilma?

SP, MG e RJ

Vale lembrar que nesta mesma rodada de pesquisas Ibope, foram feitos estudos nos dois maiores colégios eleitorais e divulgados hoje (28).

Em SP Alckmin caiu de 49 para 47% e Mercadante subiu de 16 para 23%. A última Ibope foi feita no final de julho. Lá Dilma vence Serra por 42 x 25%.

Em MG, com forte apoio de Aécio, Anastasia subiu de de 27 para 35% e Hélio Costa caiu de 38 para 33%. Em MG Dilma já tem o dobro de Serra: 51 x 25%.

No RJ, terceiro maior colégio eleitoral,Dilma abriu gigantes 41% de vantagem sobre o tucano: 57 x 16%.

Nenhum comentário: