quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dilma supera Serra em SP e RS e abre 20 pontos


Dilma Rousseff, candidata petista à Presidência da República, abriu 20 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra, segundo a última pesquisa do Datafolha. Dilma 49 x 29 Serra. Marina Silva do PV permanece oscilando entre 8 e 9%.

Considerando apenas os votos válidos, Dilma seria eleita no primeiro turno com 55%.

Para desespero do PSDB, Dilma ultrapassou Serra nos estados onde o partido considerava vitórias certas, principalmente São Paulo, e também no Rio Grande do Sul.

Em SP, Dilma subiu de 34% para 41%. Serra caiu de 41% para 36%. Lembrando que Sp é governado por tucanos (inclusive Serra) há 16 anos. Olhando apenas a capital do estado, Dilma tem 41% e Serra 35%. Essa oscilação ocorreu em apenas 1 semana, coincidindo com o início da propaganda eleitoral na TV e rádio.

No RS, a petista subiu de de 35% para 43%. Serra caiu de 43% para 39%. Dilma é gaúcha, mas vinha enfrentando rejeição de seus conterrâneos, parece que agora superada.

A margem de erro da pesquisa, feita nos dias 23 e 24 de agosto é de 2%, para mais ou para menos. Foram entrevistados 10.948 pessoas em todas as regiões do Brasil.

OUTRAS REGIÕES

Dilma passou a vencer em todas as regiões do país, inclusive na região Sul, com 43 x 36. Nos estados ainda perde no Paraná, por exemplo, mas diminui a vantagem de Serra a cada pesquisa: era de quase 20% e agora caiu para 9 pontos.Nas demais regiões, onde Dilma já estava na frente, a distância aumentou.

PONTOS IMPORTANTES

Segundo Turno: se houver, a distância a favor da petista aumentou de 14 para 19%: 55 x 36.

Rejeição: Dima mantém 19%. Serra passou de 27 para 29% (maior índice do ano).

Pesquisa Espontânea: Dilma subiu de 31 para 35%. Serra subiu de 17 para 18%.

Aprovação de Lula: atingiu 79% de ótimo e bom, maior índice do ano.

Nota dada ao governo Lula: a média manteve-se em 8,1. 33% deram nota 10 e 2% nota zero.

OBSERVAÇÕES

1) O programa de TV de Dilma está melhor que o de Serra. Mais ágil, mais bonito e positivo. O PSDB acreditava que quando iniciasse a propaganda gratuita iria reverter a tendência de crescimento de Dilma. Aconteceu o contrário, Dimla cresceu ainda mais.

2) No programa de Dilma lula aparece definitivamente pedindo voto para Dilma e a indicando como continuação de seu governo. Agora, os mais desligados, sabem que Lula indica Dilma. Essa informação faz muita diferença.

3) O Datafolha, que ora mostra a vantagem de 20%, foi o último dos grandes institutos a apresentar Dilma à frente de Serra. Insistiu em "segurar o placar" dando empate técnico, mas depois viu que não dava mais para evitar e agora mostra a maior diferença pró-Dilma.

BOLA DE CRISTAL

A grande incógnita hoje é o quanto Dilma ainda poderá crescer. Será que as eleições para presidente irão acabar mesmo no primeiro turno? Se isso acontecer, o quanto poderá influenciar nas eleições aos governos dos estados? Alckmin poderá ver Mercadante se aproximando? Roseana leva o Maranhão no primeiro turno? Ana Júlia melhora no Pará?

Em contrapartida o que fará o PSDB para conter essa sangria em sua campanha maior? Quais serão suas estratégias? Bater e desconstruir Dilma? Trazer Aécio Neves, de fato, para a campanha de Serra? Mudar o formato dos programas de TV?

E Marina Silva, vai tentar se aproveitar desse enfraquecimento de Serra para ocupar essa lacuna?

Vamos continuar observando...

Nenhum comentário: