terça-feira, 2 de novembro de 2010

Super Aécio? Nem tanto ...

Em Minas Gerais, reduto de Aécio Neves, Dilma venceu no segundo turno com grande vantagem sobre José Serra. Foram 6.220.125 (58,45%) votos para Dilma contra 4.422.294 (41,55%). A diferença a favor da petista foi de 1.797.831, ou quase 17%, superior à diferença geral entre os dois presidenciáveis, que foi de 12%. Ou seja, Minas contribuiu para ampliar a vantagem de Dilma.

Os tucanos esperavam e a Veja endossou que o Super Aécio, político das viradas eleitorais impossíveis, viraria o jogo em MG e essa seria a diferença da vitória do Serra.

No primeiro turno Dilma teve 5.067.399 votos dos mineiros, enquanto Serra teve 3.317.872.

No segundo turno Dilma cresceu 1.152.726 votos. Serra conquistou 1.104.422 novos votos. Dilma cresceu mais, conquistando 48.303 novos eleitores mineiros a mais que Serra, que tinham votado em Marina e nos candidatos menores.

Resta saber como será a desenvolvura de Aécio no Senado Federal para saber se conseguirá capitalizar força e apoios à sua provável candidatura para 2014. Falta perguntar aos colegas de partido, Serra e Alckmin, se deixarão o mineiro ser o próximo nome forte do PSDB.

O Observatório acredita que o momento de Aécio era 2010. Perdeu a chance para Serra. Como Senador não terá muita visibilidade nacional, abafada pelos próprios correligionários, e para 2014 seu retorno será no máximo para o governo mineiro.

Observação pessoal do poster: os discursos e a postura ao discursar de Aécio são muito menos incisivos e inteligentes do que os de Serra. Falta "um quê" para Aécio ser mais carismático e convincente. Parece que ele está aborrecido e de "cara fechada" ao discursar. Marqueteiros, mãos à obra.

--------------------------------

Leia trecho de matéria publicada no portal Estadão, hoje:

Com musculatura política renovada, Alckmin tem pela frente uma nova geração de tucanos, além de colaboradores tradicionais, que defendem o seu nome como principal liderança no Estado. Do lado mineiro, há descontentamento com a supremacia paulista na escolha dos presidenciáveis, além do entendimento de que São Paulo perdeu a vez com as duas derrotas de Serra e a de Alckmin, em 2006.

Tucanos serristas culpam Aécio pela derrota na eleição, já que o mineiro não conseguiu obter a vitória de Serra em seu Estado, apesar de ter emplacado um "novato" em eleições, o seu ex-vice e agora governador Antonio Anastasia, que conseguiu se reeleger. No discurso de anteontem, Serra não citou Aécio, mas conversou com ele por telefone à noite.

--------------------------------

Vamos continuar observando.

Nenhum comentário: