O portal ORM e a edição de domingo de O Liberal acabaram de divulgar a primeira pesquisa Ibope no Pará no segundo turno, encomendada pelo Grupo ORM. Apontou 18 pontos de diferença a favor de Jatene na pesquisa estimulada, 54 x 36, ou 20 pontos de distância considerando somente os votos válidos, 60 x 40 a favor de Jatene.
A pergunta é: dá para acreditar?
Por que? Vamos lembrar que no domingo das eleições do primeiro turno, o Ibope divulgou pesquisa que dava 21% de vantagem para Jatene, prevendo que não haveria segundo turno. Em vez disso, as urnas apontaram 12,8% a favor de Jatene, e levaram a eleição para o segundo turno.
Foram mais de 8% de diferença entre o que disse o Ibope e o que deu nas urnas. É um erro grosseiro, considerando a margem de erro da pesquisa de 3%.
E, olhem lá, que essas manchetes nos jornais no dia da eleição, certamente levaram muitos a votar em Jatene, porque ele é quem iria vencer no primeiro turno. Então, a diferença que foi de 12,8% poderia ter sido de 8 ou 10%.
Seria mais prudente o Ibope ter aplicado uma amostra maior. 812 eleitores entrevistados é muito pouco, principalmente para um estado tão grande territorialmente, e com tantas diferenças históricas. Pequenas amostras devem estar levando as pesquisas Ibope a erros seguidos.
Então, é bom olhar os dados do Ibope com cuidado e atenção.
-----------------------------------
Abaixo a matéria do Portal ORM:
Simão Jatene (PSDB) tem 60% das intenções de votos dos eleitores e a candidata Ana Júlia Carepa (PT) 40%. Os percentuais constam na pesquisa Ibope de intenções de voto para o segundo turno no Pará. O percentual de votos válidos excluí os votos brancos, nulos e indecisos. A pesquisa encomendada pela TV Liberal foi divulgada neste sábado (16).
Na pesquisa estimulada, onde entram os votos brancos e nulos, o tucano Simão Jatene ganha o voto de 54% dos eleitores paraenses. Já a petista Ana Júlia Carepa foi lembrada por 36% dos entrevistados. Votos em branco e/ou nulos correspondem a 5% dos eleitores. Esse mesmo percentual de 5% vai para os eleitores indecisos.
Foram realizadas 812 entrevistas em 40 municípios, com eleitores com mais de 16 anos. Com até a 4ª série do ensino fundamental; 5ª a 8ª série do ensino fundamental; ensino médio e superior. O pesquisadores do Ibope ouviram os eleitores entre os dias 13 a 15 de outubro.
Presidente - Os paraenses entrevistados também foram questionados em quem votariam para presidente. Os candidatos aparecem tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. Dilma Rousseff (PT) tem 47% das menções, contra 46% do candidato José Serra (PSDB).
Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto são 3% do eleitorado, enquanto 4% estão indecisos.
Levando-se em consideração apenas os votos válidos, a petista e o tucano aparecem com 50% das intenções de voto cada.
Margem de erro - De acordo com o Ibope, o intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados para Governador e Presidente.
A pesquisa está registrada no no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob protocolo nº 18823/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 35857/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário