Os partidos já encaminharam ao Tribunal Superior Eleitoral os valores que serão gastos nas campanhas à presidência, governadores, senadores, deputados (federais e estaduais). As estratégias dos 27 candidatos a governador, incluindo o Distrito Federal, vão exigir dotação financeira de R$ 1,46 bilhão. A campanha de Geraldo Alckmin (PSDB/SP) é a que tem o maior empenho: R$ 58 milhões. A do rival Paulo Skaf (PSB/SP), que não poderá exceder os R$ 50 milhões declarados, é a segunda com mais recursos. Depois aparece Ana Júlia Carepa (PT/PA), com R$ 47 milhões, que disputa a reeleição no Pará. Com R$ 46 milhões, está em quarto lugar Aloizio Mercadante (PT/SP), canditado ao governo paulista após oito anos como senador.
O TSE já recebera, na primeira semana deste mês, os valores das campanhas à presidência. José Serra (PSDB/SP) declarou que tem intenção de investir R$ 180 milhões. Dilma Rouseff (PT/RS) estimou gastos de R$ 157 milhões. Marina Silva (PV/AC) planeja um mínimo de R$ 90 milhões. Os partidos nanicos declararam um total de R$ 37 milhões, o maior deles foi o PSDC (Partido Social Democrata Cristão) com R$ 25 milhões. O conjunto de investimentos em comunicação nas eleições 2010, dos deputados estaduais à presidência, segundo especialistas, deve chegar a R$ 4 bilhões. O horário eleitoral gratuito começa no dia 17 de agosto.
Fonte: revista Propaganda & marketing / SP
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