sexta-feira, 2 de julho de 2010

Quando as pesquisas irão se entender?

Se a margem de erro dessas últimas pesquisas de grandes institutos brasileiros é em média 2%, pois são feitas mais de 2000 entrevistas em todo o Brasil, por que a diferença entre elas é tão grande?

O Datafolha acaba de divulgar pesquisa em que Serra aparece com 39%, Dilma com 37% e Marina com 9%. As entrevistas foram feitas com 2.658 eleitores em 163 municípios brasileiros.

Há menos de uma semana o Vox Populi divulgou pesquisa nacional com Dilma com 40%, Serra com 35% e Marina com 8%. Há 10 dias, o Ibope divulgou outra pesquisa com Dilma com 38,2%, Serra com 32,3% e Marina com 7%. Em todas elas, além dos 3 candidatos principais, os 7 candidatos nanicos a presidente foram incluídos como opções aos entrevistados.

Vejam só: entre os 39% do Serra no Datafolha e os 32,3% do Ibope são 6,7% de diferença. Isso mesmo, 6,7%. Mais que 3 vezes maior que a margem de erro das pesquisas.

Qual será o motivo de tamanha discrepância? Será que tem boi na linha?

Enquanto o Vox Populi identificou a subida e ultrapassagem de Dilma desde a pesquisa de 8 a 13 de maio (37 a 34% para a Dilma), o Sensus na pesquisa de 10 a 14 de maio (35,7 a 33,2% para Dilma), e até o Ibope captou primeiro o empate em 37% e depois virada na última pesquisa, o Datafolha insiste em apresentar resultados com Serra na frente. Estranho, não?

Ouvi de um amigo que só se o Datafolha fez a pesquisa na saída das convenções do PSDB e de seus poucos aliados.

Ah, sim. Aí justifica!

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